Login/Email
 Senha
Registar | Recuperar senha
 Pesquisa
 
Associação Cogen Portugal
 

COGEN Portugal - Associação Portuguesa para a Eficiência Energética e Promoção da Cogeração é uma associação sem fins lucrativos que tem por objectivo promover a utilização eficiente da energia, através de processos de produção combinada de calor e electricidade, vulgarmente conhecidos por cogeração ou através da produção descentralizada da energia, qualquer que seja a fonte de energia primária utilizada.

Face ao desenvolvimento da cogeração, verificado em Portugal a partir do início dos anos 90 e às dificuldades que rodeavam o exercício desta actividade, um grupo de 16 empresas, com instalações de cogeração, fundou a Associação Portuguesa de Produção de Energia em Cogeração - APPEC , em Janeiro de 1994, com a finalidade de conseguir um enquadramento legislativo e económico adequado às cogerações já existentes e potenciador de novos projectos, com uma actuação concertada junto dos responsáveis pelas políticas e pela regulamentação do sector energético, dos fabricantes e instaladores de equipamentos, dos fornecedores de combustíveis e de lubrificantes e de outros agentes do mercado.

A Associação foi rapidamente reconhecida pelo Poder Político e pela Administração Pública e ainda pelas instituições comunitárias, como a organização representativa dos interesses da cogeração em Portugal e nessa qualidade tem participado na discussão de matérias que lhe respeitam com as entidades e organismos dos sectores energético e ambiental.

A Associação  organiza uma conferência anual que tem vindo a ser um evento de referência no âmbito da energia e de modo especial na cogeração. Têm sido seleccionados temas de grande acuidade e oportunidade, tratados por reputados especialistas estrangeiros e nacionais. A adesão a esta conferência tem-se mantido em níveis elevados, com participantes nacionais e alguns estrangeiros com interesses na actividade da cogeração em Portugal.

E organizado, anualmente, um jantar-debate sobre um tema relevante e actual nas áreas da energia e do ambiente.

Workshops e seminários, abordando matérias essenciais para os responsáveis e técnicos das instalações de cogeração e destinados, em principio, às empresas associadas, ocorrem 2 ou 3 vezes por ano.

São também promovidos encontros e debates técnicos entre os Associados e os fabricantes de equipamentos e empresas fornecedoras de combustíveis e de lubrificantes, sempre que os problemas ou dificuldades o exijam ou para apresentação de novos produtos ou serviços.

A APPEC foi convidada, logo após a sua criação, a tornar-se membro nacional da Cogen Europe com sede em Bruxelas passando a integrar o seu Comité Executivo. Esta Associação procura a promoção da cogeração na Europa, identificando as barreiras ao deu desenvolvimento e coordenando acções para as reduzir, em colaboração com as instituições comunitárias (Comissão , Conselho e Parlamento) e com as associações nacionais de outros países.

Por a Associação ter passado a integrar uma rede europeia de associações com objectivos semelhantes, foi alterada a denominação para COGEN Portugal, em 1997.

A cogeração em Portugal foi-se desenvolvendo e com ela cresceu a COGEN Portugal, tendo hoje mais de 100 associados com interesses na produção descentralizada de energia, e de um modo especial na cogeração. E assim, para além das empresas industriais e do sector dos serviços  com unidades de cogeração, a Associação tem como membros:

-          Promotores e investidores em projectos de energia e designadamente em cogeração;

-          Fabricantes e fornecedores de equipamentos;

-          Instaladores e empresas de manutenção;

-          Empresas de engenharia;

-          Fornecedores de combustíveis (fuel-óleo e gás natural) e de lubrificantes;

-          Entidades individuais.

 Mapa do site
 English
@2006 Cogen Portugal. Todos os direitos reservados. Optimizado para Explorer 5 ou superior.   
Ultima actualização em 17-12-2014 às 15h35