« voltar a Formação e Eventos

Data
7 junho 2017
Local
Porto

ENQUADRAMENTO

As explosões e incêndios provocados pela presença de ATEX, derivados de gases, vapores inflamáveis ou poeiras não são as causas mais frequentes de acidentes no trabalho, no entanto quando ocorrem têm consequências dramáticas em termos de perda de vidas humanas, impactes ambientais severos e custos económicos elevados.

Caso ocorra uma explosão, os trabalhadores ficam expostos a riscos devido aos efeitos incontrolados das chamas e da pressão sob a forma de radiação térmica, chamas, ondas de pressão, projeção de material e de destroços, fumos e gases tóxicos provenientes da reação e mesmo dos reagentes, e ainda à falta de oxigénio existente no ar e indispensável à respiração.

Em 2003, foi efetuada a transposição da Diretiva ATEX 137 para o enquadramento legal interno através do Decreto-Lei nº 236/2003, de 30 de Setembro. Este diploma visa a proteção da segurança e da saúde dos trabalhadores suscetíveis de serem expostos a riscos derivados de atmosferas explosivas, a evidenciar de forma bem documentada através do Manual de proteção contra explosões – vulgarmente conhecido como Manual ATEX – onde de forma clara esteja patente a gestão do risco ATEX.

OBJETIVO

Habilitar os participantes no conhecimento da temática da ATEX com especial enfâse para os gases, nos aspetos relevantes da prevenção e da proteção em ATEX, como forma de se garantir uma melhor gestão do risco ATEX.

PROGRAMA

1. Atmosferas explosivas
2. Parâmetros críticos 
3. Classificação de zonas ATEX
4. Medidas de prevenção ATEX
5. Prevenção das principais fontes de ignição na indústria
6. Marcação de equipamentos ATEX
7. Medidas de proteção ATEX

DESTINATÁRIOS

- Responsáveis de Operações Industriais
- Responsáveis de Manutenção
- Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho
- Consultores

METODOLOGIA PEDAGÓGICA

A metodologia pedagógica utilizada na ação inclui o recurso ao método expositivo intercalado com o interrogativo.

FORMADOR

Carlos Dias Ferreira
Engenheiro mecânico e engenheiro de segurança com pós-graduação e mestrado em SHST, especializado em ATEX, segurança contra incêndios, análise de riscos e investigador de acidentes do tipo incêndio e explosões industriais. O formador é ainda investigador nas metodologias ATEX e vogal técnico da CT 183 – Diretiva ATEX.

HORÁRIO

13h30 – 14h00 | Receção dos participantes
14h00 – 18h00 | Seminário

LOCAL

Porto Palácio Congress Hotel 
Av. da Boavista, 1269 • 4100-130 Porto

 

"Valorizei tudo o que foi falado." Fernando Silva, Capwatt Brainpower

"Tema abordado" Joaquim Santos, Manvia

"Espaço, conforto, formador e atendimento" Jorge Pinho, Arsopi

"A pontualidade e os exemplos reais"

"A experiência prática transmitida pelo formador" João Miguel Ferreira, Efacec


Decorreu no passado dia 7 de Junho, mais uma edição do Seminário Atmosferas Explosivas organizado pela COGEN Portugal. Os 10 formandos presentes na formação, privilegiaram o domínio do tema por parte do formador e a sua capacidade de demonstrar a aplicação prática do mesmo, atribuindo uma média global da ação de 3,8.