X

« voltar a Formação e Eventos

Data
2 março 2021 - 4 março 2021
Local
Online

ENQUADRAMENTO

O ruído ambiental é desde há já alguns anos uma preocupação da maioria das empresas industriais. As imposições legais, as certificações ambientais e cada vez mais as exigências de boas práticas ambientais por parte dos clientes, forçam as empresas a procurarem soluções de controlo de ruído cada vez mais otimizadas do ponto de vista técnico e económico.
O acesso, cada vez mais rápido e melhor, a informação por parte da população, em conjunto com uma maior fiscalização e capacidade de resposta de entidades fiscalizadoras criam maior pressão nas empresas para que estas antecipem potenciais problemas e tentem evitar problemas à posteriori.

OBJETIVOS

A ação de formação proposta visa apresentar o estado da arte no que diz respeito ao  diagnóstico e controlo de ruído industrial, permitindo aos participantes adquirir uma visão geral do que atualmente melhor se faz nesta matéria.

PROGRAMA

1.    Breve introdução à Legislação em vigor

2.    A importância do diagnóstico:

  • Caracterização de Situações Iniciais
  • Ferramentas de diagnóstico (Mapas de ruído, Câmara Acústica)

3.    Planos de ação de controlo de ruído

4.    A definição de objetivos

5.    A definição de soluções:

  • Análise de casos práticos
  • Exemplos de soluções tipicamente usadas

6.    A verificação final

PÚBLICO-ALVO

Profissionais com responsabilidades na gestão ambiental de indústrias e engenharia industrial.

FORMADOR

Miguel Lopes
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Master of Science in Sound & Vibration Studies pelo Institute of Sound & Vibration Research Universidade de Southampton, UK. MBA Executico pela Escola de Gestão do Porto.
Sócio-Gerente da empresa Absorsor Indústria – Acústica, Vibração e Ambiente, Lda.
Membro Especialista em Engenharia Acústica da Ordem dos Engenheiros.
25 anos de experiência no projeto e implementação de soluções de controlo de ruído e vibrações na Indústria, com vários projetos realizados a nível internacional (Espanha, França, UK, USA, Angola, Cabo Verde).

HORÁRIO

09h00 – 13h00