« voltar a Formação e Eventos

Data
17 outubro 2018 - 18 outubro 2018
Local
Porto

ENQUADRAMENTO
Este curso proporcionará um entendimento dos princípios de um sistema de proteção. É um curso desenhado para responsáveis em indústria com e sem geração própria e interligadas com a rede elétrica pública.

OBJETIVOS
O curso tem como objetivos dotar os formandos de:

  • Conhecimentos sobre os conceitos fundamentais e os princípios associados com a proteção de unidades de geração e sua interligação com a rede elétrica pública;
  • Competências para a seleção e coordenação dos elementos que constituem os sistemas de proteção;
  • Conhecimentos sobre conceitos básicos de sensibilidade e seletividade/coordenação dos dispositivos de proteção de sistemas elétricos;
  • Capacidades para a compreensão e análise de um projeto de proteção de sistemas elétrico.

PROGRAMA
1.    Aspetos Fundamentais na Aplicação de Proteções nas Instalações de Produção Elétrica

  • Estudo prévio de curto-circuitos; Princípio de atuação das proteções elétricas;
  • Considerações económicas sobre os sistemas de proteções das instalações de produção elétricas;
  • Vantagens e desvantagens do uso de relés numéricos para proteção e controlo.
  • Introdução aos princípios básicos do sistema de proteção: máxima corrente, máxima corrente homopolar, elementos direcionais, diferencial e distância (sob impedância).
  • Proteção de Unidades e Aplicações: Proteção de geradores e Linhas; Proteção de Transformadores e Proteção de Máquinas Rotativas
  • Introdução à seleção dos transformadores de medida: transformadores de tensão e transformadores de corrente: tipos & especificações, saturação de CT, localização de CT / VT.

2.    Coordenação de Sistemas de Proteção

  • Definição e apresentação de um exemplo de coordenação perante as perturbações que ocorrem na rede elétrica na melhoria da qualidade e estabilidade das instalações elétricas.

3.    IEC 61850: Capacidades e benefícios

  • Apresentação da norma e dos diferentes capítulos da norma
  • Visão geral da automação de subestações
  • Arquiteturas de automação em subestações
  • Serviços de comunicação
  • Mapeamento, configuração e teste de comunicação com recurso à norma IEC 61850
  • Exercícios práticos: Configuração de servidor / cliente; Simular / capturar mensagens GOOSE; Funções de teste (usando um relé digital EFACEC)

PÚBLICO-ALVO
Todos os envolvidos na indústria de sistemas elétricos de energia com funções que exijam um entendimento sobre sistemas de proteção. Recém licenciados que tenha iniciado funções nestas indústrias ou pessoas com experiência que queiram atualizar conhecimentos sobre a matéria.

FORMADORES
Hélder Leite
Professor Auxiliar no departamento de engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade do Porto. Co-promotor do Laboratório de Protecções desde 2007. Responsável pela unidade curricular de Sistemas de Proteções na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Os seus principais interesses relacionam-se com os Sistemas de Protecção e Manutenção de Activos.

Rui Dias Jorge
Engenheiro Eletrotécnico pelo Instituto Superior Técnico (IST) e atual Diretor de Desenvolvimento e Gestão de Produto da Divisão de Proteção, Automação e Controlo (PAC), na EFAFEC. Esteve na investigação e desenvolvimento para proteção de distância e diferencial de linha, proteção de transformadores, localização de defeitos, entre outros dos IEDs EFACEC. Desenvolveu sistemas de proteção, comando e controlo aplicados às subestações de Transmissão, subestações de Distribuição e redes de Distribuição, com base em interfaces comunicativas de acordo com a norma internacional IEC 61850.

HORÁRIO
09h00 - 17h30

ASPETOS DIVERSOS
-    Modalidade de formação: Aperfeiçoamento / Aprendizagem
-    Formas de organização: Presencial
-    No dia da formação será entregue a cada participante um dossier com a documentação necessária para o bom funcionamento da ação.

LOCAL
Porto

 

"Apesar de algumas noções básicas sobre o tema, serviu para validar e aprofundar conhecimentos. Local e logística muito bem assegurados." Miguel Fafaiol, Efacec

"Conhecimento dos formadores, interação com os formandos e tema da 1ª apresentação." Domingos Rui Pereira, Morecoger

"A atualidade do tema e aplicação à área de desenvolvimento." Porfírio Mendes, Generg


Nos dias 17 e 18 de Outubro a COGEN Portugal realizou uma formação dedicada aos "Sistemas de Proteções Elétricas em Instalações Interligadas com a Rede Elétrica Pública". A participação nesta formação permitiu um entendimento dos princípios de um sistema de proteção e da norma IEC 61850. Os formandos salientaram o conhecimento do tema e o profissionalismo demonstrado por parte dos formadores encarregues da ação, avaliando a sessão com uma média global de 3,9 numa escala de 1 a 4.