A COGEN Portugal - Associação Portuguesa para a Eficiência Energética e Promoção da Cogeração é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo promover a utilização eficiente da energia, através de processos de produção combinada de calor e eletricidade, vulgarmente conhecidos por cogeração ou através da produção descentralizada da energia, qualquer que seja a fonte de energia primária utilizada.
Face ao desenvolvimento da cogeração, verificado em Portugal a partir do início dos anos 90 e às dificuldades que rodeavam o exercício desta atividade, um grupo de 16 empresas, com instalações de cogeração, fundou a Associação Portuguesa de Produção de Energia em Cogeração - APPEC , em Janeiro de 1994, com a finalidade de conseguir um enquadramento legislativo e económico adequado às cogerações já existentes e potenciador de novos projetos, com uma atuação concertada junto dos responsáveis pelas políticas e pela regulamentação do setor energético, dos fabricantes e instaladores de equipamentos, dos fornecedores de combustíveis e de lubrificantes e de outros agentes do mercado.
A Associação foi rapidamente reconhecida pelo Poder Político e pela Administração Pública e ainda pelas instituições comunitárias, como a organização representativa dos interesses da cogeração em Portugal e nessa qualidade tem participado na discussão de matérias que lhe respeitam com as entidades e organismos dos setores energético e ambiental.
A APPEC foi convidada, logo após a sua criação, a tornar-se membro nacional da Cogen Europe com sede em Bruxelas. Esta Associação procura a promoção da cogeração na Europa, identificando as barreiras ao seu desenvolvimento e coordenando ações para as reduzir, em colaboração com as instituições comunitárias (Comissão, Conselho e Parlamento) e com as associações nacionais de outros países.
Por a Associação ter passado a integrar uma rede europeia de associações com objetivos semelhantes, foi alterada a denominação para COGEN Portugal, em 1997.
1994 Cerimónia de constituição da A.P.P.E.C. - Associação Portuguesa de Produção de Energia em Cogeração
2004 Cerimónia de comemoração dos 10 anos da COGEN Portugal
2004 Cerimónia de comemoração dos 10 anos da COGEN Portugal
2009 Logotipo comemorativo dos 15 anos da COGEN Portugal
2019 Cerimónia de comemoração dos 25 anos da COGEN Portugal
Tendo em consideração a evolução verificada nas políticas e medidas comunitária e nacional para o setor energético, nomeadamente no âmbito da eficiência energética, a Associação sentiu a necessidade de rever a sua denominação e fins, por forma a torna-la mais abrangente. Assim, em 2007 a COGEN procedeu à alteração da sua designação para COGEN Portugal - Associação Portuguesa para a Eficiência Energética e Promoção da Cogeração
A Associação organiza uma conferência anual que tem vindo a ser um evento de referência no âmbito da energia e de modo especial na cogeração. Têm sido selecionados temas de grande acuidade e oportunidade, tratados por reputados especialistas estrangeiros e nacionais. A adesão a esta conferência tem-se mantido em níveis elevados, com participantes nacionais e alguns estrangeiros com interesses na eficiência energética em Portugal.
Workshops e seminários, abordando matérias essenciais para os responsáveis e técnicos das instalações de cogeração e destinados às empresas associadas, ocorrem 2 ou 3 vezes por ano.
A cogeração em Portugal foi-se desenvolvendo e com ela cresceu a COGEN Portugal, tendo hoje cerca de 80 associados com interesses na produção descentralizada de energia, e de um modo especial na cogeração. E assim, para além das empresas industriais e do setor dos serviços com unidades de cogeração, a Associação tem como membros:
A COGEN Portugal tem sido chamada a intervir nas diferentes matérias relacionadas com a produção descentralizada de energia, e de um modo especial na cogeração, de entres quais se salientam: