Quem somos

A COGEN Portugal - Associação Portuguesa para a Eficiência Energética e Promoção da Cogeração é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo promover a utilização eficiente da energia, através de processos de produção combinada de calor e eletricidade, vulgarmente conhecidos por cogeração ou através da produção descentralizada da energia, qualquer que seja a fonte de energia primária utilizada.

História

Face ao desenvolvimento da cogeração, verificado em Portugal a partir do início dos anos 90 e às dificuldades que rodeavam o exercício desta atividade, um grupo de 16 empresas, com instalações de cogeração, fundou a Associação Portuguesa de Produção de Energia em Cogeração - APPEC , em Janeiro de 1994, com a finalidade de conseguir um enquadramento legislativo e económico adequado às cogerações já existentes e potenciador de novos projetos, com uma atuação concertada junto dos responsáveis pelas políticas e pela regulamentação do setor energético, dos fabricantes e instaladores de equipamentos, dos fornecedores de combustíveis e de lubrificantes e de outros agentes do mercado.

A Associação foi rapidamente reconhecida pelo Poder Político e pela Administração Pública e ainda pelas instituições comunitárias, como a organização representativa dos interesses da cogeração em Portugal e nessa qualidade tem participado na discussão de matérias que lhe respeitam com as entidades e organismos dos setores energético e ambiental.

A APPEC foi convidada, logo após a sua criação, a tornar-se membro nacional da Cogen Europe com sede em Bruxelas. Esta Associação procura a promoção da cogeração na Europa, identificando as barreiras ao seu desenvolvimento e coordenando ações para as reduzir, em colaboração com as instituições comunitárias (Comissão, Conselho e Parlamento) e com as associações nacionais de outros países.

Por a Associação ter passado a integrar uma rede europeia de associações com objetivos semelhantes, foi alterada a denominação para COGEN Portugal, em 1997.

Tendo em consideração a evolução verificada nas políticas e medidas comunitária e nacional para o setor energético, nomeadamente no âmbito da eficiência energética, a Associação sentiu a necessidade de rever a sua denominação e fins, por forma a torna-la mais abrangente. Assim, em 2007 a COGEN procedeu à alteração da sua designação para COGEN Portugal - Associação Portuguesa para a Eficiência Energética e Promoção da Cogeração

A Associação organiza uma conferência anual que tem vindo a ser um evento de referência no âmbito da energia e de modo especial na cogeração. Têm sido selecionados temas de grande acuidade e oportunidade, tratados por reputados especialistas estrangeiros e nacionais. A adesão a esta conferência tem-se mantido em níveis elevados, com participantes nacionais e alguns estrangeiros com interesses na eficiência energética em Portugal.

Workshops e seminários, abordando matérias essenciais para os responsáveis e técnicos das instalações de cogeração e destinados às empresas associadas, ocorrem 2 ou 3 vezes por ano.

Associados

A cogeração em Portugal foi-se desenvolvendo e com ela cresceu a COGEN Portugal, tendo hoje cerca de 80 associados com interesses na produção descentralizada de energia, e de um modo especial na cogeração. E assim, para além das empresas industriais e do setor dos serviços com unidades de cogeração, a Associação tem como membros:

  • Promotores e investidores em projetos de energia e designadamente em cogeração;
  • Fabricantes e fornecedores de equipamentos;
  • Instaladores e empresas de manutenção;
  • Empresas de engenharia;
  • Fornecedores de combustíveis (fuel-óleo e gás natural) e de lubrificantes;
  • Entidades individuais.

Atividades

A COGEN Portugal tem sido chamada a intervir nas diferentes matérias relacionadas com a produção descentralizada de energia, e de um modo especial na cogeração, de entres quais se salientam:

  • Promoção da eficiência energética e dos processos de produção e distribuição descentralizada de energia, nomeadamente a cogeração, como a tecnologia mais eficiente na produção de eletricidade e calor, independentemente do tipo de combustível utilizado;
  • Acompanhamento dos desenvolvimentos das diretivas comunitárias até à transposição para a legislação nacional;
  • Intervenções nos desenvolvimentos legislativos, nacionais e comunitários para que o enquadramento seja o mais adequado à atividade da eficiência energética e em particular da cogeração, procurando a sustentabilidade dos projetos existentes e o desenvolvimento do potencial de novos investimentos;
  • Acompanhamento das instalações licenciadas ao abrigo do antigo quadro legal na transição para o novo enquadramento;
  • Estabelecimento de canais de comunicação com entidades com interesse na eficiência energética e na produção descentralizada de energia;
  • Divulgação de informação respeitante ao setor energético e, de modo especial, às matérias inseridas no âmbito da atividade da Associação;
  • Organização da Conferência Anual COGEN Portugal;
  • Organização de encontros temáticos;
  • Realização de ações de formação especializada sobre regulamentação técnica e tecnologias direcionadas para a Eficiência Energética e Cogeração;
  • Organização de visitas a instalações industriais/cogeração, privilegiando o encontro entre associados;
  • Participação em Seminários, Conferências, Debates, etc;
  • Participação em projetos e estudos de âmbito nacional ou comunitário.