ENQUADRAMENTO
O Decreto-Lei n.º 150/2015 (transposição da Diretiva Seveso), estabelece o regime de prevenção de acidentes graves (PAG) que envolvem substâncias perigosas e de limitação das suas consequências para a saúde humana e para o ambiente. De acordo com o artigo 20.º deste Decreto-Lei, os operadores dos estabelecimentos de nível superior devem apresentar, até 30 de Abril de cada ano, um relatório de auditoria relativo ao ano anterior, que ateste a conformidade do SGSPAG do estabelecimento com os requisitos definidos pela APA. A auditoria é obrigatoriamente realizada por verificadores qualificados pela APA.
Os requisitos genéricos para o Sistema de Gestão de Segurança para a Prevenção de Acidentes Graves (SGSPAG) estão definidos no anexo III daquele diploma tendo a APA, em Março de 2008 publicado um referencial de requisitos para o SGSPAG, que foi revisto em Junho de 2020 e cujo prazo de adaptação está a decorrer. Visto que o SGSPAG pode estar incluído num sistema integrado de gestão, sobretudo de ambiente e SST, a APA alinhou, definições, conceitos e requisitos com as normas ISO 14001 e 45001, neste novo referencial.
OBJETIVO
Explicação das alterações introduzidas pelo referencial da APA, de requisitos do SGSPAG de junho de 2020.
PROGRAMA
PÚBLICO-ALVO
Responsáveis pelas áreas de Ambiente e Segurança das empresas que estão abrangidas pela Diretiva SEVESO e têm de atualizar os seus SGSPAG (Sistema de Gestão de Segurança para a Prevenção de Acidentes Graves).
FORMADOR
Rogério Marques
Oficial da Marinha (Maquinista Naval), Engenheiro de Segurança, Técnico Superior de SST, Pós-graduado em Gestão Ambiental, Prof. Especialista do Ensino Superior (provas públicas cf. DL 206/2009), Verificador SGSPAG (Diretiva “Seveso”) – qualificado pela APA, Auditor Coordenador da SGS Portugal para a ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Ambiente), ISO 45001 (SST), NP 4492 (Manutenção) e ISO 55001 (Gestão de Ativos). Vogal da CT42 / SC4 – Gestão da SST.
Dado o sucesso da 1ª Edição, a COGEN Portugal realizou no dia 25 de Fevereiro, a 2ª Edição do Seminário “Diretiva SEVESO – Novos Requisitos da APA para o SGSPAG”. Esta formação contou com a presença de 11 formandos e obteve uma taxa de satisfação de 93%.
Com este seminário os participantes ficaram a conhecer as principais alterações introduzidas pelo referencial da APA, de requisitos do SGSPAG de Junho de 2020.