X

« voltar a Formação e Eventos

Data
6 junho 2024
Local
Porto

ENQUADRAMENTO

A redução de custos de produção é um tema recorrente, mas as áreas em que os empresários podem atuar são muito limitadas. Apesar de sabermos que uma lubrificação correta melhora a fiabilidade dos equipamentos, acabamos por não lhe atribuir a devida importância. Não obstante, as avarias relacionadas com a lubrificação são provavelmente as mais facilmente eliminadas se atuarmos atempadamente e de forma bem fundamentada.

Uma lubrificação capaz de minimizar o desgaste que inevitavelmente ocorre entre superfícies em movimento relativo, requer determinadas competências e experiência. Assim, temas como lubrificação e desgaste devem ser, uma preocupação de todos os responsáveis, quer gestores, quer técnicos responsáveis. As tecnologias e serviços disponíveis no mercado e designadamente a tribologia, podem contribuir, de forma comprovada, para melhorar os procedimentos de lubrificação e de controlo da condição dos equipamentos mecânicos, evitando a substituição preventiva de componentes e a redução do número e da duração das paragens.

Face à situação atual, a COGEN Portugal e o INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial decidiram promover esta ação de formação com o objetivo de dar a conhecer ferramentas que podem permitir a qualquer empresa ter um controlo ainda mais apertado sobre os custos de produção.

OBJETIVOS

  • Mostrar a importância de uma correta lubrificação no bom funcionamento de um equipamento e as potencialidades da análise de uma amostra de lubrificante na monitorização do seu estado de condição, permitindo assim a qualquer empresa, ter um controlo ainda mais apertado sobre os custos de produção.
  • Transmitir aos formandos noções fundamentais sobre tribologia com o intuito de os sensibilizar para a importância de uma lubrificação correta e o impacto que o bom estado de condição do lubrificante pode ter no aumento da fiabilidade do equipamento.

PROGRAMA

  • ­Propriedades dos Lubrificantes
  • ­Lubrificação e avarias de Engrenagens
  • ­Lubrificação e avarias de Rolamentos
  • ­Gestão da Manutenção e Fiabilidade
  • ­Análise e Diagnóstico de Avarias
  • ­Análise dos Lubrificantes em Serviço
  • ­Análise de uma Amostra de Lubrificante em Laboratório

PÚBLICO-ALVO

  • ­Profissionais responsáveis pela manutenção;
  • ­Técnicos e Engenheiros responsáveis pelas centrais de cogeração.

FORMADORES

Beatriz Graça

Mestre em Manutenção Condicionada (University College of Swansea, Wales, 1994), integrou-se desde Fevereiro de 1995 como investigadora do INEGI, exercendo a sua atividade no Laboratório de Análise de Lubrificantes. Produz relatórios técnicos de Análise de Lubrificantes e de Avarias em diferentes aplicações industriais (sistemas hidráulicos, turbinas eólicas, transmissões, rolamentos, etc.) e publicou vários artigos científicos em revistas internacionais.

Carlos Fernandes

Mestre em Engenharia Mecânica (FEUP) e Doutor em Engenharia Mecânica (FEUP) é investigador do INEGI desde 2010. Tem várias publicações em revistas internacionais e conta com a participação em várias conferências nacionais e internacionais da sua área de investigação. Docente no Departamento de Engenharia Mecânica na FEUP, desde 2015. Diretor da unidade de Tribologia, Vibrações e Manutenção Industrial do INEGI desde fevereiro de 2022.

Jorge Seabra

Professor Catedrático, Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP. Licenciado em Engenharia Mecânica (FEUP), doutorado em Engenharia Mecânica (INSA de Lyon) e Docente da FEUP em Mecânica do Contacto e Lubrificação desde 1981.

Pedro Marques

Mestre em Engenharia Mecânica (FEUP) e Doutor em Engenharia Mecânica (FEUP) é investigador do INEGI desde 2012. Atualmente participa num projeto de I&D onde desenvolve estudos experimentais e numéricos na área das transmissões mecânicas, nomeadamente na eficiência e dinâmica de engrenagens. Tem artigos científicos publicados em revistas internacionais e conta com a participação em várias conferências nacionais e internacionais da sua área de especialidade. Docente convidado do Departamento de Engenharia Mecânica na FEUP desde 2016.

HORÁRIO

09h00 - 18h00

LOCAL

INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial
Campus da FEUP - Rua Dr. Roberto Frias, 400 • 4200-465 Porto

 

  • "Aquisição de novos conhecimentos teóricos e práticos relativamente à lubrificação." Engenharia de Aplicação, FUCHS Lubrificantes

  • "A forma sintetizada como a formação foi ministrada e a demonstração prática da aplicação das matérias em cenários reais." Mecânico de Viaturas, Exército - Regimento de Manutenção

  • "Clareza na apresentação dos temas. Apresentação de casos práticos. Assuntos tratados adequados ao tempo da formação." Responsável Manutenção, Indasa

  • "A aprendizagem de alguns conceitos que desconhecia." Responsável Manutenção, Indasa

  • "A componente da visita ao laboratório. Os casos de estudo e a ponte sobre as técnicas de análise de óleo e a sua importância." Engenheiro Mecânico, Exército - Regimento de Manutenção

  • "Experiência dos formadores na área de investigação." Chefe de Serviço, Biotek

  • "Conhecimento técnico e sua exposição, assim como o laboratório e as suas condições." Chefe de Serviço, Biotek

  • "Temas abordados de forma clara." Técnico de Manutenção, Biotek

  • "Componente teórico e prática da formação, bem como a visita ao laboratório."

No dia 6 de junho, a COGEN Portugal, em parceria com o INEGI, realizou mais uma edição da formação "Análise de Lubrificantes em Transmissões Mecânicas", que registou uma média de avaliação de 3,9 em 4. Os formandos valorizaram a abordagem prática, a visita ao laboratório e a experiência dos formadores.

A formação teve como objetivo demonstrar a importância de uma correta lubrificação e a análise de lubrificantes na monitorização do estado dos equipamentos, proporcionando um controlo mais preciso sobre os custos de produção. O curso abordou noções fundamentais de tribologia, permitindo aos formandos aprender de forma objetiva e prática a aplicar os conteúdos em cenários reais.