ENQUADRAMENTO
A norma ISO 14001 estabelece os requisitos para um sistema de gestão ambiental eficaz, permitindo às organizações gerirem de forma sistemática e sustentável os impactos ambientais das suas atividades. A implementação e a certificação na ISO 14001, não só demonstra o compromisso ambiental das organizações, mas também as diferencia no mercado.
Constituir uma bolsa de auditores internos na área ambiental poderá representar múltiplos benefícios para as organizações. Desde logo, o contributo para a melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental, reforçando o controlo interno em situações quotidianas. Capacita também as equipas para identificar desvios, prevenir não conformidades e cumprir todas as disposições aplicáveis, incluindo as do foro legal. Contribui ainda para a retenção do conhecimento, facilita a tomada de decisões baseadas em factos e reduz ineficiências.
Esta formação faz parte de um conjunto de três ações que constituem um ponto de partida para quem pretende realizar auditorias internas numa organização. Para complementar esta formação é recomendável que o formando participe também na Toolbox 3 “Auditorias internas e a ISO 19011: do plano ao relatório”, que aborda diretrizes para auditorias de sistemas de gestão.
OBJETIVOS
PROGRAMA
1. Fundamentos da ISO 14001
2. Não conformidades comuns em auditorias
PÚBLICO-ALVO
HORÁRIO
25 e 26 Setembro 2024: 09h00 – 17h00 (online)
LOCAL
Online
ENQUADRAMENTO
A norma ISO 45001 estabelece os requisitos para um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho (SGSST), permitindo que as organizações melhorem proactivamente o seu desempenho de saúde e segurança no trabalho na prevenção de lesões e problemas de saúde. Implementar e certificar um SGSST segundo a ISO 45001 demonstra o compromisso de uma organização com a proteção e o bem-estar dos seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Constituir uma bolsa de auditores internos na área da Segurança e Saúde no Trabalho poderá representar múltiplos benefícios para as organizações. Desde logo, contribui para a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no trabalho, reforçando o controlo interno em situações quotidianas. Capacita também as equipas para identificar desvios, prevenir acidentes e quase-acidentes, e corrigir não conformidades. Além disso, assegura o cumprimento das obrigações de conformidade aplicáveis, de onde se incluem as do foro legal. Contribui ainda para a retenção do conhecimento, que é fundamental para a continuidade e consistência das práticas de SST. A formação de auditores internos também facilita a tomada de decisões baseadas em dados concretos, o que reduz ineficiências operacionais e minimiza danos. Ao envolver ativamente as equipas nas questões de saúde e segurança, promove-se uma cultura de prevenção e responsabilidade coletiva.
Esta formação faz parte de um conjunto de três ações que constituem um ponto de partida para quem pretende realizar auditorias internas numa organização. Para complementar esta formação é recomendável que o formando participe também na Toolbox 3 “Auditorias internas e a ISO 19011: do plano ao relatório”, que aborda diretrizes para auditorias de sistemas de gestão.
OBJETIVOS
PROGRAMA
1. Fundamentos da ISO 45001
2. Não conformidades comuns em auditorias
PÚBLICO-ALVO
HORÁRIO
9 e 10 Outubro 2024: 09h00 – 17h00 (online)
LOCAL
Online
ENQUADRAMENTO
Constituir uma bolsa de auditores internos poderá representar múltiplos benefícios para a empresa. Desde logo, contribui para a melhoria contínua do Sistema de Gestão, fortalecendo o controlo interno em situações quotidianas. Capacita também as equipas para identificar desvios e prevenir situações de não conformidade. Além disso, assegura o cumprimento das obrigações de conformidade aplicáveis, de onde se incluem as do foro legal. A contribuição desta bolsa contribui ainda para a retenção do conhecimento e facilita a tomada de decisões baseadas em factos, promovendo uma gestão mais eficiente e eficaz.
Esta formação faz parte de um conjunto de três ações que constituem um ponto de partida para quem pretende realizar auditorias internas numa organização.
OBJETIVOS
PROGRAMA
1. Fundamentos do processo de Auditoria
- requisitos da Norma ISO 19001 com estudo de um caso prático e simulação de auditoria em sala
2. Técnicas de Auditoria em contexto simulado
PÚBLICO-ALVO
HORÁRIO
16 e 17 Outubro 2024: 09h00 – 17h00 (presencial / Porto)
LOCAL
Porto
FORMADORA
Elsa Gameiro
Licenciatura em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro (pré-Bolonha). Pós Graduação em Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança pelo ISEP; Verificadora PCIP (2019-2023); Formadora convidada da COGEN Portugal. Consultora de empresas no setor cerâmico, metalomecânico, serviços, calçado, entre outros; Formadora nas áreas da Qualidade, Ambiente e Segurança nas modalidades inter e intraempresas; Consultora no âmbito do Programa Formação PME (formação-ação); Auditora interna certificada no âmbito da Qualidade, Ambiente e Segurança; Auditora integrante da bolsa de Auditores externos de uma Entidade Certificadora; Auditora no âmbito do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE).
INSCRIÇÕES
Inscrição em 1 Toolbox
Associados: 390 euros + IVA | Não Associados: 490 euros + IVA
Inscrição em 2 Toolboxes
Associados: 663 euros + IVA | Não Associados: 833 euros + IVA
Inscrição em 3 Toolboxes
Associados: 875 euros + IVA | Não Associados: 1100 euros + IVA
Inscrições através do seguinte link: https://forms.gle/C9D5yYqCeEaMnHi99
PAGAMENTOS
ASPETOS DIVERSOS