ENQUADRAMENTO
A manutenção adequada de equipamentos de trabalho é uma obrigação legal de segurança (DL 50/2005). É também uma forma comprovada de assegurar que o fornecimento de bens ocorre segundo as especificações do fabricante (características, prazos entre outros), em condições de segurança para os utilizadores e cumprindo as normas ambientais aplicáveis. Assim, a gestão da manutenção tem vindo a evoluir e a ser alvo de normalização, o que permite uma melhor gestão e contratação de serviços, reduzindo os custos de exploração e os incidentes associados.
OBJETIVOS
No final desta formação, os formandos deverão ser capazes de:
PROGRAMA
1. Terminologia, Definições e Conceitos
2. A Função Manutenção
3. Manutenção Condicionada
4. Planos de Manutenção e Inspeção
5. Manutenção centrada na Fiabilidade
6. Ciclo de vida e apoio logístico integrado
7. Requisitos para a prestação de serviços de manutenção (NP 4492)
8. Casos Práticos
PÚBLICO-ALVO
Colaboradores e chefias a envolver na definição, planeamento e implementação de políticas de manutenção em empresas.
FORMADOR
Rogério Marques
Oficial da Marinha (Maquinista Naval), Engenheiro de Segurança, Técnico Superior de SST, Pós-graduado em Gestão Ambiental, Prof. Especialista do Ensino Superior (provas públicas cf. DL 206/2009), Verificador SGSPAG (Diretiva “Seveso”) – qualificado pela APA, Auditor Coordenador da SGS Portugal para a ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Ambiente), ISO 45001 (SST), NP 4492 (Manutenção) e ISO 55001 (Gestão de Ativos). Vogal da CT42 / SC4 – Gestão da SST.
HORÁRIO
09h00 - 18h00
"Novos temas desconhecidos." João Sousa, Soterga
"A parte realmente interessante foi a questão do FMEA." Luís Barroso, Lidergraf
"O conhecimento e experiência que o formador obviamente tem e partilhou connosco." Camilo Mota, UPK
"A abordagem a conceitos que ainda não estava familiarizada na área de gestão da manutenção." Manuela Duarte, UPK
"Aprendizagem de métodos e conceitos para aplicabilidade na função. Variedade de exemplos e demonstrações pelo formador para chegar a todos os formandos." Tiago Leites, UPK
"Procedimentos e métodos a adotar aos projetos." João Rosário, UPK
"A formação no seu global foi muito interessante e enriquecedora para aumentar os meus conhecimentos, uma vez que não sou formada na área." Ana Dias, UPK
"Dado o parco conhecimento na área, considero que a formação foi, de uma forma geral, muito valiosa." Joana Paulo, UPK
A manutenção dos equipamentos de trabalho afeta diretamente a produtividade, a segurança e a qualidade dos produtos e serviços prestados e por isso deve ser considerada um investimento dentro de uma empresa. Por este motivo, a COGEN Portugal organizou uma formação sobre Gestão da Manutenção, que decorreu nos dias 15 e 16 de Outubro.
Ao longo dos dois dias de formação, os formandos abordaram as funções, os planos e os requisitos legais relacionados com a manutenção dos equipamentos, percebendo como esta é fundamental nas áreas da Produção, da Qualidade e da Segurança nas empresas.
A média global de avaliação desta formação foi de 4 numa escala de 1 a 4.