X

« voltar a Formação e Eventos

Data
20 outubro 2020
Local
Online / live stream

ENQUADRAMENTO

Numa altura em que o setor elétrico está em constante reformulação e atualização legislativa, este seminário trará uma revisão, resumo e discussão da legislação atual para a indústria com produção de energia, possibilidade de colocação de carregadores de veículos elétricos, possibilidade de instalação de Unidades de Produção para Auto Consumo (UPAC) e/ou Criação da modalidade de autoconsumo coletivo.
Assim, os Decretos-Lei n.º 96/2017 e 61/2018 para licenciamento e exploração de instalações elétricas de serviço particular, a Portaria 220/2016 e posterior despacho DGEG 5/2018 para instalação de carregadores de veículos elétricos e Decreto-Lei no 162/2019 na legislação sobre as Unidades de Produção para Auto Consumo (UPAC) e Criação da modalidade de autoconsumo coletivo, serão os principais temas de debate.

OBJETIVOS

  • ­Apresentar os requisitos para o cumprimento do Regime das Instalações Elétricas Particulares alimentadas pela rede elétrica de serviço público (RESP) em alta, média ou em baixa tensão, e das instalações com produção própria, de caráter temporário ou itinerante, de segurança ou de socorro;
  • ­Apresentar as obrigações do Técnico Responsável pela Exploração;
  • ­Explanar sobre as especificações técnicas das inspeções às instalações elétricas (verificações, ensaios e medições regulamentares para elaboração do relatório de exploração);
  • ­Especificar o processo de manutenção dos postos de transformação.

PROGRAMA

  1. Requisitos para o cumprimento do Decreto-Lei nº 96/2017 de 10/08 e em particular as  Obrigações do Técnico Responsável pela Exploração;
  2. Especificações Técnicas das Inspeções às Instalações Elétricas (verificações, ensaios e medições regulamentares para elaboração do relatório de exploração);
  3. Processo de Manutenção de Postos de Transformação: técnicas de manutenção, check-list de recomendações e qualidade de energia elétrica;
  4. Legislação aplicável para a instalação de carregadores elétricos, autoconsumo e autoconsumo coletivo.

PÚBLICO-ALVO

Engenheiros Eletrotécnicos, Responsáveis pela exploração, Técnicos ligados à manutenção de instalações, Responsáveis de segurança. Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

FORMADOR

Hélder Leite
Membro Sénior e Especialista em energia pela Ordem dos Engenheiros Norte – Colégio de Engenharia Eletrotécnica.
Licenciatura Engenharia Eletrotécnica (FEUP), especialização em redes elétricas
Professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
15 anos de experiência pedagógica (contexto nacional e internacional) em formação técnica para operadoras de transporte e de distribuição.

José Manuel Reis Lima Freitas
Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros Região Norte.
Representante da Ordem dos Engenheiros junto do Secretário de Estado da Energia (XXI Governo Constitucional) na elaboração do Decreto-Lei 96/2017 de 10/08 (Regime Jurídico das Instalações Elétricas de Serviço Particular) e Lei 61/2018.
Técnico responsável de Instalações elétricas de Serviço Particular nos domínios de Projeto, Execução e Exploração – Direção Geral de Energia e Geologia.
Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e Computadores - Ramo Sistemas de Energia

HORÁRIO

09h00 – 12h30 
 

  • “Clareza dos palestrantes e assuntos abordados.” André Faria, Auditene
  • “Os conteúdos e a forma clara como foram expostos.” Sérgio Santos, Luso Finsa
  • “A atualidade dos temas.”
  • “A abrangência dos assuntos abordados.” Nuno Cerejo Silva, Eneólica
  •  “A conhecimento adquirido que me irá ajudar no meu trabalho diário.” Paulo Marreiros, Águas de Santo André
  • “Estruturação e apresentação da legislação atualizada.” Joaquim Vieira
  • “Atualização sobre as regras para os projetos elétricos.” Joaquim Santos, Águas de Santo André
  • “Mobilidade e UPACs.”
  • “Atualização de alguns temas e aquisição de nova informação.” Miguel Bento, Amorim Cork

No dia 20 de Outubro, a COGEN Portugal realizou um seminário online onde fez uma revisão sobre a legislação aplicável às instalações elétricas das industrias com geração e/ou autoconsumo, autoconsumo coletivo e mobilidade elétrica.
A pertinência da temática, o conhecimento dos temas e a clareza com que estes foram abordados, foram os aspetos mais valorizados pelos 13 participantes, cujo nível de satisfação foi de 88%.