A Capwatt promove soluções integradas de energia, optimizando a relação entre a produção descentralizada, a comercialização de energia, o fornecimento de serviços de gestão energética e postos de carregamento para veículos eléctricos, centralizando todas as informações numa multiplataforma digital e contribuindo para um paradigma energético sustentável.
Fundada em 2011, a Smartenergy é um Grupo que desenvolve projetos e realiza investimentos, com sede na Suíça, dedicado às energias renováveis e a investimentos empresariais relacionados. A Smartenergy tem sede em Wollerau, no cantão de Schwyz, e está presente em diferentes mercados, através das suas filiais localizadas em Portugal, Espanha, Alemanha e Itália. A nossa filial em Portugal acolhe o nosso Centro Global de Competência, que realiza e apoia as atividades do grupo em termos de engenharia, construção, operação e gestão de ativos, para Portugal e outros mercados.
A Altri é uma empresa de referência no setor da pasta de papel, especializada na produção de pasta de eucalipto branqueada. Cerca de 90% da produção é exportada, o que se traduz num importante contributo para a economia nacional. O foco principal da Altri é a gestão das florestas de forma sustentável.
A SPINERG tem uma experiência de mais de 100 anos de atividade no negócio de lubrificantes, sendo o macro distribuidor dos lubrificantes Shell em Portugal.
ENQUADRAMENTO
A investigação de avarias, acidentes, disfunções, etc. é de uma forma genérica um processo complexo. Um acidente ou mesmo uma avaria pode ter imensos eventos que podem ter sido as causas. Uma análise detalhada de um acidente ou avaria pode revelar vários tipos de causas. A investigação normalmente conduz a causas diretas e indiretas que importa clarificar e depois permitir à organização concentrar no essencial.
Apesar da complexidade dos acidentes e das avarias, a maior parte deles podem ser prevenidos através da eliminação de uma ou mais causas e todas elas relacionadas com as pessoas. Desta forma importa, de forma simples, introduzir mecanismos de investigação que possam ser implementados e praticados nas organizações, introduzir uma cultura de pro-atividade e incrementar a redução da recorrência dessas avarias e acidentes.
A investigação de um acidente ou de uma avaria através de metodologias próprias pode determinar o que aconteceu, como e porquê e permitir introduzir medidas corretivas no sentido da melhoria continua e de uma mudança de atitude.
OBJETIVOS
PROGRAMA
Acidentes e avarias acontecem?!
Metodologias de investigação de análise de causas
Diagrama de “Ishikawa”
Os 5 P’s
Motivar para investigar
Análise e discussão de casos
PÚBLICO-ALVO
Técnicos superiores e técnicos de SST
Responsáveis e Delegados de Segurança
Responsáveis na área da manutenção
Técnicos interessados em desenvolver investigações de avarias e acidentes
FORMADOR
Carlos Dias Ferreira
Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Segurança com pós-graduação e mestrado em SHST, especializado em ATEX, segurança contra incêndios, análise de riscos e investigador de acidentes do tipo incêndio e explosões industriais. O formador é ainda investigador nas metodologias ATEX e vogal técnico da CT 183 – Diretiva ATEX.
HORÁRIO
19h00 – 13h00
Associados: 150 euros | Não Associados: 250 euros
Desconto adicional de 10% para inscrições efetuadas até 8 de Abril