X

« voltar a Formação e Eventos

Data
17 outubro 2023 - 19 outubro 2023
Local
Online
Preço
Associados
€ 390
Não Associados
€ 540
   Inscrever »    Download PDF

ENQUADRAMENTO

As Alterações Climáticas têm vindo a ser consideradas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentarão nas próximas décadas. A atual conjuntura europeia implica que os mercados e os negócios incluam na sua estratégia as questões relacionadas com a mitigação do aquecimento global.

A Convenção-Quadro das Nações Unidas relativa às Alterações Climáticas (CQNUAC) e as negociações em curso sobre o regime climático têm como objetivo de longo prazo a estabilização das concentrações de gases com efeito de estufa (GEE) na atmosfera a um nível que evite uma interferência antropogénica que colapse ou interfira de forma irreversível o sistema climático. Para atingir esse objetivo, a temperatura global anual média da superfície terrestre não deverá ultrapassar 2°C em relação aos níveis pré-industriais. A assinatura do Acordo de Paris veio demonstrar que as economias mundiais estão comprometidas em limitar a temperatura média global a níveis bem abaixo dos 2ºC acima dos níveis pré-industriais e prosseguir esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC, reconhecendo que isso reduzirá significativamente os riscos e impactos das alterações climáticas.

O Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE) é, à escala europeia, o principal instrumento de política de mitigação das emissões de gases com efeito de estufa.

A aplicação do regime CELE teve o seu início em 2005, tendo decorrido entre 2005 e 2007 o primeiro período, considerado pela Comissão Europeia como experimental e essencialmente de aprendizagem para os períodos subsequentes: 2008-2012 e 2013-2020, que encerra em 2021 e que dá origem a um novo ciclo que se estende até 2025 e, posteriormente até 2030, com novas regras de reporte e verificação.

Esta formação da COGEN Portugal visa apresentar de um modo teórico-prático o funcionamento do regime CELE, as regras para o período 2021-2030 e os mecanismos de monitorização e reporte associados, bem como o modo de funcionamento do mercado do carbono.


OBJETIVOS

  • Conhecer as principais obrigações em matéria de CELE.
  • Compreender o conteúdo e obrigações relacionadas com os Títulos de Emissão (TEGEE) e com os Planos Metodológicos de Monitorização (PMM). 
  • Conhecer o mecanismo de atribuição de licenças gratuitas de emissão. • Construir um relatório de emissões anuais (REA). 
  • Construir um relatório de níveis de atividade (RNA – ALC).
  • Conhecer as obrigações sobre as quais incide a verificação CELE.
  • Conhecer o modo de funcionamento do mercado do carbono.

PROGRAMA

  1. Enquadramento do regime CELE e alterações climáticas.
     
  2. A atribuição de Licenças Gratuitas de Emissão para o período 2021-2030

    - NIMs;
    - Planos Metodológicos de Monitorização.
     
  3. Títulos de Emissão de Gases com Efeito de Estufa

    - Análise das obrigações implícitas ao TEGEE
     
  4. Relatórios CELE

    - A elaboração do Relatório dos Níveis de Atividade (RNA – ALC)– caso prático;
    - A elaboração do Relatório de Emissões Anual (REA) – caso prático.
     
  5.  Verificação CELE
     
  6. Mercado do Carbono:

    - Ponto de partida: primeiro semestre de 2023;
    - Contexto actual do mercado de CO2;
    - Prognóstico: onde se dirige o mercado de carbono?;
    - Principais alterações da Fase 4 do esquema CELE;
    - Novas regras de atribuição gratuita;
    - O Mecanismo de Ajuste Transfronteiriço de Carbono;
    - A inclusão do sector de transporte marítimo no CELE;
    - O plano REPowerEU.

PÚBLICO-ALVO

  • Profissionais ligados à implementação do regime CELE nas organizações; 
  • Consultores e Técnicos de Ambiente. 
  • Outros interessados em adquirir conhecimentos no âmbito do regime CELE.

FORMADORAS

Elsa Gameiro

Licenciatura em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro (pré-Bolonha).
Pós Graduação em Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança pelo ISEP;
Verificadora PCIP;
Formadora convidada da COGEN Portugal
Consultora de empresas no setor cerâmico, metalomecânico, serviços, calçado, entre outros;
Formadora nas áreas da Qualidade, Ambiente e Segurança nas modalidades inter e intraempresas;
Consultora no âmbito do Programa Formação PME (formação-ação);
Auditora interna certificada no âmbito da Qualidade, Ambiente e Segurança;
Auditora no âmbito do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE).

Inês Alvim
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Direito Comercial Internacional pela Faculdade de Direito da Universidad Complutense de Madrid. Com mais de 15 anos de experiência profissional tanto em Portugal como em Espanha em diversas posições jurídicas e financeiras, é desde 2017 Trader para o mercado português de carbono na Vertis.

HORÁRIO

17 de Outubro: 09h00 - 13h00
18 de Outubro: 09h00 - 13h00
19 de Outubro: 09h00 - 13h00


INSCRIÇÕES
Associados: 390 euros | Não Associados: 540 euros
Desconto adicional de 10% para inscrições efetuadas até 21 Setembro de 2023.

  • Inscrições on-line em www.cogenportugal.com ou através do e-mail cogen.portugal@cogenportugal.com 
  • Os valores mencionados estão isentos de IVA. 
  • A data limite para a receção de inscrições é o dia 12 de Outubro de 2023. 
  • O número de inscrições é limitado. 
  • A inscrição só será válida após boa cobrança. 
  • A anulação da inscrição após o dia 12 de Outubro de 2023 ou a não comparência na formação implica o pagamento da totalidade do valor da inscrição.

PAGAMENTOS

  • Por transferência bancária para o IBAN: PT50 0010 0000 17193120001 66

ASPETOS DIVERSOS

  • Modalidade de formação: Aperfeiçoamento / Aprendizagem.
  • Formas de organização: Online em live stream. 
  • A documentação será disponibilizada no decorrer da formação.
Tipo de inscrição
Dados do(s) participante(s)
 
Participante nr. {{ i+1 }} REMOVER

Dados para Faturação

Todos os dados são de preenchimento obrigatório