« voltar a Formação e Eventos

Data
26 novembro 2019
Local
Porto

ENQUADRAMENTO

Os mercados internacionais de commodities observam uma crescente incerteza e volatilidade. A eletricidade em particular rege-se por preços instáveis, negociados nos mercados (à vista) e de derivados (a prazo). Neste contexto, é importante perceber que ferramentas existem à disposição das empresas que lhes permitam otimizar os seus recursos e gerir de forma eficiente o risco.
A negociação no mercado de derivados de energia OMIP permite às empresas reduzir o risco da alta volatilidade dos preços diários de energia, contribuindo para um melhor planeamento das suas compras, numa perspetiva do próprio consumo de energia ou da venda dessa energia a clientes finais.
Esta formação sobre o funcionamento do Mercado Diário e Intradiário OMIE, do Mercado de Derivados de Energia OMIP e a Câmara de Compensação OMIClear proporciona uma abordagem introdutória às entidades que pretendam conhecer melhor o funcionamento do mercado ibérico de eletricidade, bem como àquelas que pretendam atuar diretamente nestes mercados.

OBJETIVOS

  • Ter uma visão de como estão estruturados os mercados da eletricidade, a nível ibérico e europeu.
  • Conhecer o desempenho, organização e processos do Mercado Diário e Intradiário OMIE(1)
  • Adquirir conhecimentos sobre os procedimentos operacionais e mecanismos que o OMIP(2) e a OMIClear(3) utilizam numa base diária e que permitem aos seus participantes gerir o risco e criar estratégias de cobertura.

PROGRAMA

Módulo 1 - O novo desenho do Mercado Europeu de Eletricidade 2030

  1. Mercados que promovem a transição energética
  2. Mercados que facilitam novas estratégias de gestão de energia
  3. A nova Diretiva
  4. O novo Regulamento de Eletricidade

Módulo 2 - OMIE: Introdução ao Mercado Diário e Intradiário

  1. O mercado Spot
  2. Mercados líquidos até uma hora antes do tempo real
  3. Resultados do mercado spot

Módulo 3 - Introdução ao Mercado a Prazo

  1. O grupo OMI, OMIP e OMIClear
  2. Participantes
  3. Portefólio de Produtos - Eletricidade e Gás Natural
  4. Cobertura de Risco de Preços com derivados
  5. Volumes, Preços e Comissões

Módulo 4 - OMIP: Negociação de Contratos de Derivados de Energia

  1. Conceito de "Futuros"
  2. Conceito de "Opções"
  3. Estratégias com Derivados
  4. Índices de Eletricidade
  5. Portefólio de Produtos - Eletricidade e Gás Natural
  6. Contas de Negociação
  7. Gestão de Ordens
  8. Sessão de Negociação
  9. Atuações excecionais do OMIP sobre o Mercado
  10. Trayport

Módulo 5 - OMIClear: Compensação e Liquidação de Contratos de Derivados de Energia

  1. Características principais de uma Contraparte Central (CCP)
  2. Tipos de Participantes OMIClear
  3. Processo de Registo das Transações na OMIClear
  4. Modelo Geral de Risco da OMIClear
  5. Ativos Aceites como Garantia por OMIClear
  6. Liquidação Financeira no sistema de pagamentos Europeu TARGET2
  7. Liquidação Física de contratos derivados de Gás Natural com entrega no PVB-ES
  8. Faturação
  9. O Sistema OMICLEAR
  10. Sessão de Compensação: Fases e Horários

PÚBLICO-ALVO

Empresas do setor energético: Gestores de Energia, Consultores Energéticos e Diretores Técnicos.

FORMADORES

Ana Claro
Responsável do Departamento de Clearing da OMIClear.
Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e com uma pós-graduação em Estudos de Mercado e CRM pela Universidade Nova de Lisboa.
15 anos de experiência e envolvimento nos projetos da OMIClear, em cooperação com os respetivos operadores de mercado de energia que lhe estão conectados, incluindo o lançamento de novos produtos e serviços, participação no desenho e implementação do modelo de gestão de risco e compensação dos produtos, elaboração das regras sujeitas a aprovação do regulardor nacional (CMVM) e dos procedimentos internos inerentes às atividades pilares de uma Contraparte Central (CCP): registo de transações, compensação de posições, cálculo de nargens para cobertura do risco associado a tais posições, gestão de garantias e liquidação financeira das transações registadas.

Carlos Gonçalves
Responsável pelo Departamento de Trading do OMIP.
Licenciado em Gestão pela Universidade Católica do Porto. Larga experiência em mercados de capitais desde 1992, tendo assumido funções de chefia nas áreas de gestão de ativos e derivados em vários bancos de investimento. Desde 2006 no OMIP, como responsável de trading e monitorização de mercado.

Pablo Villaplana
Diretor OMIClear.
Bacharel em Economia e Mestre pela Universidade Pompeu Fabra (Barcelona) e Doutor em Economia (2003) pela Universidade Carlos III de Madrid. Entre 2003 e 2006 foi professor de economia financeira e estatística na Universidade Pompeu Fabra e na Universidade de Alicante. Desde 2006, ocupou os cargos de Subdiretor e Diretor de Mercado de Derivados da Comissão Nacional de Energia, onde participou ativamente da conceção e supervisão de vários processos de leilão de eletricidade e gás natural. Foi co-presidente do grupo de trabalho sobre integridade de mercado e transparência na Agência Europeia de Reguladores de Energia (ACER). Diretor da OMIClear desde fevereiro 2014, onde liderou a adaptação da Contraparte Central às normas europeias e o lançamento de serviços de compensação EMIR para novos contratos de eletricidade e gás natural.

Tomás Gaivão
Responsável pelo Departamento de Marketing e Desenvolvimento de Negócio do OMIP.
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra. MBA Executivo em Finanças pelas Universidades Católica e Nova de Lisboa. Iniciou a carreira porfissional no Laboratório Europeu de Física de Particulas (CERN). Foi durante 13 anos quadro superior da REN – Redes Energéticas Nacionais, nas áreas de projeto, gestão de ativos, planeamento de redes e desenvolvimento de negócios. Desde 2018 no departamento de Marketing e Desenvolvimento de Negócio do OMIP.

Rafael Gómez-Elvira González
Diretor de Relações Institucionais e Marketing do OMIE.
Doutor Engenheiro Industrial pela Universidade Politécnica de Madrid (UPM) e diploma em direção geral pelo IESE. Começou a sua carreira profissional como professor e researcher da UPM, trabalhou como consultor de energia a nível nacional/internacional e tema mais de 15 anos de experiência na regulação económica do setor energética nível europeu. Desde fevereiro de 2012, trabalha no OMIE, onde ocupou vários cargos de direção.

HORÁRIO

10h00 - 17h00

LOCAL

Porto Palácio Congress Hotel
Av. da Boavista, 1269 • 4100-130 Porto

(1) O OMIE gere de uma forma integrada os mercados diário e intradiário para a Península Ibérica. A participação no mercado realiza-se através de uma plataforma eletrónica de fácil acesso através da internet, o que possibilita a participação simultânea de um grande número de agentes e a gestão de uma elevada quantidade de ofertas de compra e venda de eletricidade.
 
(2) O OMIP é a bolsa de derivados do MIBEL (Mercado Ibérico de Eletricidade). Os principais objetivos do OMIP são contribuir para o desenvolvimento do mercado ibérico de energia, promover a formação de preços de referência eficientes de âmbito ibérico e disponibilizar instrumentos eficientes de gestão de risco.
 
(3) A OMIClear é a Câmara de compensação com funções de contraparte central e gestão do sistema de liquidação do mercado de derivados do MIBEL (Mercado Ibérico de Eletricidade).

 

"Os temas e os oradores." Pedro Amaral Jorge, APREN

"O tema e respetivo conteúdo, bem como a qualidade dos formadores."  Nelson Nobre, EDF Energia

"O tema e a sua relevância." Vítor Miranda, Galp Energia

"Clareza e assertividade das intervenções." Paulo Paiva, Petrotérmica

"Conceitos de OMIP e OMIClear." Bruno Lamez, Generg

"Conhecimento detalhado da operação com o OMIP." Rodolfo Abrantes, Aleluia Cerâmicas

"Abrangência do programa." Vera Santos, Gres Panaria

"Atualização de conhecimentos e a discussão dos temas com a oportunidade de conhecer casos apresentados pelos participantes." Miguel Fernandes, Galp Energia

"Conteúdos." Ricardo Jesus, Generg

"O tema abordado e o conhecimento prático dos oradores." Nuno Pinto, Capwatt Services

"Toda a informação de forma geral." Alfredo Alves, Portugen Energia

"Conteúdo programático."  Hugo Bastos, Recer

"Aqisição de novos conceitos/conhecimentos." Maria João Matias, Protermia

"Aplicação prática com exemplos em OMIP." Ana Rita Rocha, Iberdrola

Atendendo ao interesse e procura do tema, a COGEN Portugal voltou a organizar uma edição da formação sobre o mercado da energia. Nesta edição para além dos temas do Mercado de Derivados OMIP e da Câmara de Compensação OMICLEAR, foi também introduzido o tema do Mercado Diário OMIE. Os 31 participantes nesta formação, que decorreu no dia 26 de Novembro, tiveram a oportunidade de compreender melhor como estão estruturados o mercado ibérico e o mercado europeu de eletricidade e de receber também algumas dicas de como atuar diretamente nestes mercados.