X

« voltar a Formação e Eventos

Data
26 janeiro 2021 - 28 janeiro 2021
Local
Online / live stream

ENQUADRAMENTO

Os mercados internacionais de commodities observam uma crescente incerteza e volatilidade. A eletricidade em particular rege-se por preços instáveis, negociados nos mercados (à vista) e de derivados (a prazo). Neste contexto, é importante perceber que ferramentas existem à disposição das empresas que lhes permitam otimizar os seus recursos e gerir de forma eficiente o risco.
A negociação no mercado de derivados de energia OMIP permite às empresas reduzir o risco da alta volatilidade dos preços diários de energia, contribuindo para um melhor planeamento das suas compras, numa perspetiva do próprio consumo de energia ou da venda dessa energia a clientes finais.
Esta formação sobre o funcionamento do Mercado Diário e Intradiário OMIE, do Mercado de Derivados de Energia OMIP e a Câmara de Compensação OMIClear proporciona uma abordagem introdutória às entidades que pretendam conhecer melhor o funcionamento do mercado ibérico de eletricidade, bem como àquelas que pretendam atuar diretamente nestes mercados.

OBJETIVOS

  • Ter uma visão de como estão estruturados os mercados da eletricidade, a nível ibérico e europeu.
  • Conhecer o desempenho, organização e processos do Mercado Diário e Intradiário OMIE(1)
  • Adquirir conhecimentos sobre os procedimentos operacionais e mecanismos que o OMIP(2) e a OMIClear(3) utilizam numa base diária e que permitem aos seus participantes gerir o risco e criar estratégias de cobertura.

PROGRAMA

  • ­ Organização do Mercado Spot do OMIE.
  • ­Mercado Diário. Mecanismo do Modelo Marginalista de Formação do Preço Spot; Ordem de Mérito das Ofertas; Funcionamento e Resultados do Mercado.
  • ­Mercado Intradiário. Leilões e Mercado Contínuo Europeu.
  • ­Modelo Geral do Mercado a Prazo do OMIP.
  • ­Perfil dos Participantes. Comissões de Participação.
  • ­Produtos Negociados no OMIP; Futuros e Opções.
  • ­Sessão de Negociação. Regras de Cálculo dos Preços de Fecho de Sessão (Settlement Price).
  • ­Liquidação Financeira.
  • ­Exemplos Iniciais de Cobertura com Futuros.
  • ­Caraterísticas Principais de uma Contraparte Central (CCP).
  • ­Tipos de Participantes OMIClear. Processo de Registo das Transações.
  • ­Modelo Geral de Risco da OMIClear.
  • ­Liquidação Financeira de contratos de eletricidade. Liquidação Física de contratos derivados de Gás Natural.

FORMADORES

Ana Claro
Responsável do Departamento de Clearing da OMIClear.
Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e com uma pós-graduação em Estudos de Mercado e CRM pela Universidade Nova de Lisboa.
15 anos de experiência e envolvimento nos projetos da OMIClear, em cooperação com os respetivos operadores de mercado de energia que lhe estão conectados, incluindo o lançamento de novos produtos e serviços, participação no desenho e implementação do modelo de gestão de risco e compensação dos produtos, elaboração das regras sujeitas a aprovação do regulardor nacional (CMVM) e dos procedimentos internos inerentes às atividades pilares de uma Contraparte Central (CCP): registo de transações, compensação de posições, cálculo de nargens para cobertura do risco associado a tais posições, gestão de garantias e liquidação financeira das transações registadas.

Carlos Gonçalves
Responsável pelo Departamento de Trading do OMIP.
Licenciado em Gestão pela Universidade Católica do Porto. Larga experiência em mercados de capitais desde 1992, tendo assumido funções de chefia nas áreas de gestão de ativos e derivados em vários bancos de investimento. Desde 2006 no OMIP, como responsável de trading e monitorização de mercado.

Tomás Gaivão
Responsável pelo Departamento de Marketing e Desenvolvimento de Negócio do OMIP.
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra. MBA Executivo em Finanças pelas Universidades Católica e Nova de Lisboa. Iniciou a carreira porfissional no Laboratório Europeu de Física de Particulas (CERN). Foi durante 13 anos quadro superior da REN – Redes Energéticas Nacionais, nas áreas de projeto, gestão de ativos, planeamento de redes e desenvolvimento de negócios. Desde 2018 no departamento de Marketing e Desenvolvimento de Negócio do OMIP.

Rafael Gómez-Elvira González
Diretor de Relações Institucionais e Marketing do OMIE.
Doutor Engenheiro Industrial pela Universidade Politécnica de Madrid (UPM) e diploma em direção geral pelo IESE. Começou a sua carreira profissional como professor e researcher da UPM, trabalhou como consultor de energia a nível nacional/internacional e tema mais de 15 anos de experiência na regulação económica do setor energética nível europeu. Desde fevereiro de 2012, trabalha no OMIE, onde ocupou vários cargos de direção.

HORÁRIO

10h00 - 12h50

(1) O OMIE gere de uma forma integrada os mercados diário e intradiário para a Península Ibérica. A participação no mercado realiza-se através de uma plataforma eletrónica de fácil acesso através da internet, o que possibilita a participação simultânea de um grande número de agentes e a gestão de uma elevada quantidade de ofertas de compra e venda de eletricidade.

 
(2) O OMIP é a bolsa de derivados do MIBEL (Mercado Ibérico de Eletricidade). Os principais objetivos do OMIP são contribuir para o desenvolvimento do mercado ibérico de energia, promover a formação de preços de referência eficientes de âmbito ibérico e disponibilizar instrumentos eficientes de gestão de risco.
 
(3) A OMIClear é a Câmara de compensação com funções de contraparte central e gestão do sistema de liquidação do mercado de derivados do MIBEL (Mercado Ibérico de Eletricidade).

 

  • Compreensão do funcionamento do mercado e mercado futuros. Catarina Matos, Bondalti
  • A experiência dos formadores. Manuel Piujadas, Neoelectra
  • Qualidade dos formadores. Pedro Coimbra, AdEPorto
  • Os formadores. José Cadilha, CP
  • Poder reforçar/adquirir conhecimentos relativamente aos mercados ibéricos de derivados energéticos, com formadores de referência na matéria. Diogo Guedes, Capwatt
  • A forma clara das exposições e apresentação de casos práticos.
  • A dedicação dos professores, e a compreensível preparação dos diapositivos. Maria Yuste, Neoelectra
  • Pendor prático.
  • Organização do evento; demonstração com pequenos exercícios e exemplos; conteúdo partilhado. João Correia, The Navigator Company

A COGEN Portugal realizou mais uma edição da sua formação dedicada ao tema do mercado ibérico de eletricidade nos dias 26 e 28 de Janeiro.

Os participantes valorizaram o conhecimento transmitido pelos formadores assim como a consolidação dos mesmos através da componente prática.