X

« voltar a Formação e Eventos

Data
26 janeiro 2021 - 28 janeiro 2021
Local
Online / live stream
Preço
Associados
300
Não Associados
450
   Inscrever »    Download PDF

A Capwatt promove soluções integradas de energia, optimizando a relação entre a produção descentralizada, a comercialização de energia, o fornecimento de serviços de gestão energética e postos de carregamento para veículos eléctricos, centralizando todas as informações numa multiplataforma digital e contribuindo para um paradigma energético sustentável.


Fundada em 2011, a Smartenergy é um Grupo que desenvolve projetos e realiza investimentos, com sede na Suíça, dedicado às energias renováveis e a investimentos empresariais relacionados. A Smartenergy tem sede em Wollerau, no cantão de Schwyz, e está presente em diferentes mercados, através das suas filiais localizadas em Portugal, Espanha, Alemanha e Itália. A nossa filial em Portugal acolhe o nosso Centro Global de Competência, que realiza e apoia as atividades do grupo em termos de engenharia, construção, operação e gestão de ativos, para Portugal e outros mercados.


A Altri é uma empresa de referência no setor da pasta de papel, especializada na produção de pasta de eucalipto branqueada. Cerca de 90% da produção é exportada, o que se traduz num importante contributo para a economia nacional. O foco principal da Altri é a gestão das florestas de forma sustentável.



A SPINERG tem uma experiência de mais de 100 anos de atividade no negócio de lubrificantes, sendo o macro distribuidor dos lubrificantes Shell em Portugal.


ENQUADRAMENTO

Os mercados internacionais de commodities observam uma crescente incerteza e volatilidade. A eletricidade em particular rege-se por preços instáveis, negociados nos mercados (à vista) e de derivados (a prazo). Neste contexto, é importante perceber que ferramentas existem à disposição das empresas que lhes permitam otimizar os seus recursos e gerir de forma eficiente o risco.
A negociação no mercado de derivados de energia OMIP permite às empresas reduzir o risco da alta volatilidade dos preços diários de energia, contribuindo para um melhor planeamento das suas compras, numa perspetiva do próprio consumo de energia ou da venda dessa energia a clientes finais.
Esta formação sobre o funcionamento do Mercado Diário e Intradiário OMIE, do Mercado de Derivados de Energia OMIP e a Câmara de Compensação OMIClear proporciona uma abordagem introdutória às entidades que pretendam conhecer melhor o funcionamento do mercado ibérico de eletricidade, bem como àquelas que pretendam atuar diretamente nestes mercados.

OBJETIVOS

  • Ter uma visão de como estão estruturados os mercados da eletricidade, a nível ibérico e europeu.
  • Conhecer o desempenho, organização e processos do Mercado Diário e Intradiário OMIE(1)
  • Adquirir conhecimentos sobre os procedimentos operacionais e mecanismos que o OMIP(2) e a OMIClear(3) utilizam numa base diária e que permitem aos seus participantes gerir o risco e criar estratégias de cobertura.

PROGRAMA

  • ­ Organização do Mercado Spot do OMIE.
  • ­Mercado Diário. Mecanismo do Modelo Marginalista de Formação do Preço Spot; Ordem de Mérito das Ofertas; Funcionamento e Resultados do Mercado.
  • ­Mercado Intradiário. Leilões e Mercado Contínuo Europeu.
  • ­Modelo Geral do Mercado a Prazo do OMIP.
  • ­Perfil dos Participantes. Comissões de Participação.
  • ­Produtos Negociados no OMIP; Futuros e Opções.
  • ­Sessão de Negociação. Regras de Cálculo dos Preços de Fecho de Sessão (Settlement Price).
  • ­Liquidação Financeira.
  • ­Exemplos Iniciais de Cobertura com Futuros.
  • ­Caraterísticas Principais de uma Contraparte Central (CCP).
  • ­Tipos de Participantes OMIClear. Processo de Registo das Transações.
  • ­Modelo Geral de Risco da OMIClear.
  • ­Liquidação Financeira de contratos de eletricidade. Liquidação Física de contratos derivados de Gás Natural.

FORMADORES

Ana Claro
Responsável do Departamento de Clearing da OMIClear.
Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e com uma pós-graduação em Estudos de Mercado e CRM pela Universidade Nova de Lisboa.
15 anos de experiência e envolvimento nos projetos da OMIClear, em cooperação com os respetivos operadores de mercado de energia que lhe estão conectados, incluindo o lançamento de novos produtos e serviços, participação no desenho e implementação do modelo de gestão de risco e compensação dos produtos, elaboração das regras sujeitas a aprovação do regulardor nacional (CMVM) e dos procedimentos internos inerentes às atividades pilares de uma Contraparte Central (CCP): registo de transações, compensação de posições, cálculo de nargens para cobertura do risco associado a tais posições, gestão de garantias e liquidação financeira das transações registadas.

Carlos Gonçalves
Responsável pelo Departamento de Trading do OMIP.
Licenciado em Gestão pela Universidade Católica do Porto. Larga experiência em mercados de capitais desde 1992, tendo assumido funções de chefia nas áreas de gestão de ativos e derivados em vários bancos de investimento. Desde 2006 no OMIP, como responsável de trading e monitorização de mercado.

Tomás Gaivão
Responsável pelo Departamento de Marketing e Desenvolvimento de Negócio do OMIP.
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra. MBA Executivo em Finanças pelas Universidades Católica e Nova de Lisboa. Iniciou a carreira porfissional no Laboratório Europeu de Física de Particulas (CERN). Foi durante 13 anos quadro superior da REN – Redes Energéticas Nacionais, nas áreas de projeto, gestão de ativos, planeamento de redes e desenvolvimento de negócios. Desde 2018 no departamento de Marketing e Desenvolvimento de Negócio do OMIP.

Rafael Gómez-Elvira González
Diretor de Relações Institucionais e Marketing do OMIE.
Doutor Engenheiro Industrial pela Universidade Politécnica de Madrid (UPM) e diploma em direção geral pelo IESE. Começou a sua carreira profissional como professor e researcher da UPM, trabalhou como consultor de energia a nível nacional/internacional e tema mais de 15 anos de experiência na regulação económica do setor energética nível europeu. Desde fevereiro de 2012, trabalha no OMIE, onde ocupou vários cargos de direção.

HORÁRIO

10h00 - 12h50

(1) O OMIE gere de uma forma integrada os mercados diário e intradiário para a Península Ibérica. A participação no mercado realiza-se através de uma plataforma eletrónica de fácil acesso através da internet, o que possibilita a participação simultânea de um grande número de agentes e a gestão de uma elevada quantidade de ofertas de compra e venda de eletricidade.

 
(2) O OMIP é a bolsa de derivados do MIBEL (Mercado Ibérico de Eletricidade). Os principais objetivos do OMIP são contribuir para o desenvolvimento do mercado ibérico de energia, promover a formação de preços de referência eficientes de âmbito ibérico e disponibilizar instrumentos eficientes de gestão de risco.
 
(3) A OMIClear é a Câmara de compensação com funções de contraparte central e gestão do sistema de liquidação do mercado de derivados do MIBEL (Mercado Ibérico de Eletricidade).

 

INSCRIÇÕES

Associados: 300 euros | Não Associados: 450 euros
Desconto adicional de 10% para inscrições efetuadas até 12 de Janeiro

  • Os valores mencionados estão isentos de IVA.
  • A data limite para a receção de inscrições é o dia 21 de Janeiro de 2021.
  • O número de inscrições é limitado.
  • A participação só será válida após boa cobrança.
  • A anulação da inscrição após o dia 21 de Janeiro de 2021 ou a não comparência na formação implica o pagamento da totalidade do valor da inscrição.
  • A inscrição pressupõe o conhecimento das condições gerais de inscrição.

PAGAMENTOS

  • Por cheque à ordem da COGEN Portugal
  • Por transferência bancária para o IBAN: PT50 0010 0000 17193120001 66

ASPETOS DIVERSOS

  • Modalidade de formação: Aperfeiçoamento / Aprendizagem.
  • Formas de organização: Online / live stream.
  • A documentação será disponibilizada no decorrer da formação.
Tipo de inscrição
Dados do(s) participante(s)
 
Participante nr. {{ i+1 }} REMOVER

Dados para Faturação

Todos os dados são de preenchimento obrigatório