ENQUADRAMENTO
O Decreto-Lei n.º 127/2013, de 30 de agosto, conhecido por Diploma “REI”, estabelece o regime de Emissões Industriais. Neste diploma são congregados diversos regimes jurídicos de ambiente, designadamente o regime da Prevenção e Controlo Integrados da Poluição (PCIP), entre outros.
Em 2019, surgiu pela primeira vez, a obrigatoriedade de submeter os relatórios ambientais anuais (RAA) a um processo de verificação.
Este Seminário da COGEN Portugal visa apresentar de um modo teórico-prático a interligação entre as várias obrigações associadas à operacionalização das condições da Decisão PCIP (Licença Ambiental/ Título Único Ambiental) e à sua verificação por verificadores qualificados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
OBJETIVOS
PROGRAMA
PÚBLICO-ALVO
FORMADORA
Elsa Gameiro
Licenciatura em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro (pré-Bolonha).
Pós Graduação em Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança pelo ISEP;
Verificadora PCIP;
Consultora de empresas no setor cerâmico, metalomecânico, serviços, calçado, entre outros;
Formadora nas áreas da Qualidade, Ambiente e Segurança nas modalidades inter e intraempresas;
Consultora no âmbito do Programa Formação PME (formação-ação);
Auditora interna certificada no âmbito da Qualidade, Ambiente e Segurança;
Auditora de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, pertencente à bolsa de Auditores da APCER;
Auditora no âmbito do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE).
HORÁRIO
09h00 - 12h30
A formadora da COGEN Portugal, Elsa Gameiro, especialista em matérias ambientais, conduziu no dia 28 de Outubro, uma formação sobre as Obrigações Ambientais para Operadores PCIP. Ao longo do seminário os formandos tiveram a oportunidade de conhecer as obrigações sobre as quais incide a verificação PCIP, bem como os trâmites da instrução e renovação de uma Decisão PCIP.
Este seminário reuniu uma taxa de satisfação de 95%, sendo os aspetos mais valorizados o domínio dos temas por parte da formadora e a capacidade de demonstrar a aplicação prática dos temas tratados.