X

« voltar a Formação e Eventos

Data
11 maio 2023
Local
Online

ENQUADRAMENTO

Muitas organizações recorrem à contratação de serviços de manutenção como forma de se centrarem no seu negócio. O consumo de serviços de manutenção está em aumento constante e pesa cada vez mais no orçamento das empresas.

A maior parte das empresas procura otimizar as suas operações e minimizar os seus riscos de negócio. Para tal, procuram prestadores de serviços credíveis e confiáveis. O aumento das exigências relativas à otimização de custos e disponibilidade de equipamentos leva a que seja encontrado um equilíbrio entre os constrangimentos orçamentais, reclamados pelos gestores, e a qualidade de serviço esperado pelos utilizadores dos equipamentos.

A necessidade da certificação de prestadores de serviços de manutenção resulta da perceção do impacto que esta atividade tem no desempenho global das empresas, nomeadamente, mas não exclusivamente, na sua competitividade, na qualidade do produto final e no cumprimento de
prazos.

A Norma NP 4492, permite a certificação de qualquer empresa e um controlo eficaz sobre as variáveis envolvidas na prestação de um serviço de manutenção. A certificação deverá permitir aos prestadores de serviços de manutenção demonstrar a sua aptidão para, de forma consistente, proporcionar um serviço que satisfaça os requisitos dos clientes e das exigências legais e regulamentares aplicáveis.

Com este curso, a COGEN Portugal pretende dotar os formandos dos conhecimentos necessários à interpretação da norma e determinação das ações conducentes à certificação do serviço.

OBJETIVOS

  • Reconhecer o mecanismo e princípios da certificação;
  • Interpretar os conceitos e requisitos da norma NP 4492;
  • Organizar um Manual de Manutenção;
  • Reconhecer e utilizar os termos e conceitos necessários à interpretação de cadernos de encargos e redação de contratos de prestação de serviços de manutenção;
  • Identificar outras normas nacionais e europeias associadas à manutenção.

PROGRAMA

I. Introdução

  • Terminologia, Definições e Conceitos

    - Fiabilidade, MTBF, MTTF, MTTR, ETR, Disponibilidade, Manutibilidade

II. A Função Manutenção

  • Modelos de Manutenção
  • Indicadores de Desempenho e Níveis de Serviço

III. A Norma NP 4492 e o Mecanismo de Certificação

IV. As Cláusulas e os Requisitos de Certificação da NP 4492

V. Normas associadas à Gestão da Manutenção


PÚBLICO-ALVO

  • Colaboradores e chefias a envolver na definição, planeamento e implementação de políticas de manutenção em empresas.
  • Gestores de contratos de manutenção (de contratantes e de prestadores de serviços).
  • Gestores e responsáveis de sistemas que tenham como propósito preparar a organização para a certificação.
  • Consultores.

FORMADOR

Rogério Marques
Oficial da Marinha (Maquinista Naval), Engenheiro de Segurança, Técnico Superior de SST, Pós-graduado em Gestão Ambiental, Prof. Especialista do Ensino Superior (provas públicas cf. DL 206/2009), Verificador
SGSPAG (Diretiva “Seveso”) – qualificado pela APA, Auditor Coordenador da SGS Portugal para a ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Ambiente), ISO 45001 (SST), NP 4492 (Manutenção) e ISO 55001 (Gestão de Ativos). Vogal da CT42 / SC4 – Gestão da SST.

HORÁRIO

09h00 – 18h00

 

  • “A dinâmica do formador e a organização e sumarização da apresentação.” Technical Field Services Specialist, Galp Energia
     
  • “Formador: Grande capacidade de envolvência no tema. Conteúdo: Muito bom.” Facility Manager, Siemens
     
  • “Conhecimento mais aprofundado da NP 4492.” Diretor de Engenharia e Manutenção, Indorama Ventures Portugal
     
  • “A forma como a norma foi explicada.”
     
  • “A aplicação prática.” Gestor Projeto, Siemens

A COGEN Portugal realizou no passado dia 11 de Maio uma nova formação na área de manutenção, com o tema “Prestação de Serviços de Manutenção – Certificação do Serviço segundo a NP 4492”.

O curso permitiu aos formandos adquirirem os conhecimentos necessários à interpretação da norma NP 4492 assim como determinarem as ações necessárias à certificação do serviço de manutenção.

Os participantes destacaram a capacidade do formador em demonstrar a aplicação prática dos temas tratados bem como a capacidade de responder a questões colocadas.