X

« voltar a Formação e Eventos

Data
19 maio 2026
Local
Online

ENQUADRAMENTO

A água é um recurso essencial em muitos processos industriais, sendo utilizada em funções tão diversas como arrefecimento, produção de vapor, lavagem, preparação de soluções, integração em processos produtivos ou apoio à operação de equipamentos e instalações. A sua qualidade tem impacto direto na eficiência, fiabilidade e segurança dos sistemas, podendo influenciar consumos energéticos, custos de manutenção, disponibilidade operacional e vida útil dos equipamentos.

Quando a água não apresenta características adequadas à utilização pretendida, podem surgir problemas como incrustação, corrosão, deposição de sólidos, contaminação ou perda de desempenho dos sistemas. Por esse motivo, conhecer os principais parâmetros de qualidade, compreender os requisitos associados a diferentes utilizações industriais e identificar os processos de tratamento mais adequados são aspetos fundamentais para uma gestão eficaz da água em contexto industrial.

Esta formação da COGEN Portugal proporciona uma abordagem introdutória e prática aos sistemas de tratamento de águas, relacionando as características da água, os métodos de controlo analítico, os principais processos de tratamento e os problemas mais frequentes na exploração dos sistemas.

OBJETIVOS

  • Compreender a importância da qualidade da água na utilização industrial;
  • Identificar os principais requisitos, parâmetros e métodos de controlo da qualidade da água;
  • Reconhecer os principais processos de tratamento e condicionamento da água;
  • Relacionar a qualidade da água e o tratamento aplicado com os problemas mais comuns na exploração dos sistemas industriais.

PROGRAMA

  1. Características gerais da água e sua influência na utilização industrial.
  2. Requisitos de qualidade da água para diferentes utilizações industriais.
  3. Controlo analítico da qualidade da água e interpretação dos principais parâmetros.
  4. Principais processos de tratamento da água, incluindo separação de sólidos, descalcificação, remoção de sais dissolvidos e correção dos parâmetros químicos da água.
  5. Condicionamento físico-químico da água para controlo de incrustação, corrosão e deposição.
  6. Relação entre a qualidade da água, o tratamento aplicado e os principais problemas de exploração dos sistemas.

PÚBLICO-ALVO

  • Profissionais envolvidos na operação, manutenção, gestão ou acompanhamento de sistemas industriais onde a água desempenha um papel relevante;
  • Técnicos das áreas de produção, manutenção, qualidade, ambiente, energia, engenharia e gestão de instalações;
  • Quadros técnicos que pretendam consolidar conhecimentos fundamentais sobre tratamento e controlo da qualidade da água em contexto industrial.

FORMADOR

Carlos Filipe Duarte
Licenciado e doutorado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Trabalha desde o fim do seu percurso académico no setor de tratamento de águas, em Portugal e no Reino Unido, sendo desde 2011 Gerente da empresa F. Duarte, a qual tem a seu cargo mais de 370 clientes de assistência técnica em regime de avença, grande parte dos quais referentes a circuitos de arrefecimento.

 

HORÁRIO
09h00 – 13h00

 

  • “Experiência e conhecimento do formador.” Engenheiro Dept Qualidade e Ambiente, ANSELL
     
  • “A forma de exposição do formador .” Técnica de Laboratório, Veolia
     
  • “Casos concretos em função da experiência. Relação
    problema-causa-acção.”
     
  • “Componente Técnica.” Técnica Superior, Lipor
     
  • “A forma como o formador explicou os pontos abordados.”
    Técnica Operacional de Resíduos, Veolia
     
  • “Muitos exemplos práticos de sintomas e causas de
    problemas em sistemas industriais e ligação aos
    princípios teóricos subjacentes.” Gestor de Projetos, Super Bock Group

No dia 19 de maio, decorreu a formação “Qualidade da Água e Sistemas de Tratamento na Indústria”, realizada em formato online, tendo registado uma taxa de satisfação de 90%.

A ação teve como objetivo proporcionar aos participantes uma compreensão dos principais desafios associados à qualidade da água em contexto industrial, abordando os fatores que influenciam o desempenho dos sistemas de tratamento, as causas mais frequentes de problemas operacionais e as respetivas estratégias de prevenção e mitigação.

O feedback recolhido destacou a componente técnica da formação, a clareza na exposição dos conteúdos e a forte ligação entre os conceitos teóricos e a realidade industrial. Os participantes valorizaram particularmente os exemplos práticos apresentados, a análise de casos concretos e a abordagem baseada na experiência acumulada em sistemas industriais.