ENQUADRAMENTO
O ruído ambiental é desde há já alguns anos uma preocupação da maioria das empresas industriais. As imposições legais, as certificações ambientais e cada vez mais as exigências de boas práticas ambientais por parte dos clientes, forçam as empresas a procurarem soluções de controlo de ruído cada vez mais otimizadas do ponto de vista técnico e económico.
O acesso, cada vez mais rápido e melhor, a informação por parte da população, em conjunto com uma maior fiscalização e capacidade de resposta de entidades fiscalizadoras criam maior pressão nas empresas para que estas antecipem potenciais problemas e tentem evitar problemas à posteriori.
OBJETIVOS
A ação de formação proposta visa apresentar o estado da arte no que diz respeito ao diagnóstico e controlo de ruído industrial, permitindo aos participantes adquirir uma visão geral do que atualmente melhor se faz nesta matéria.
PROGRAMA
1. Breve introdução à Legislação em vigor
2. A importância do diagnóstico:
3. Planos de ação de controlo de ruído
4. A definição de objetivos
5. A definição de soluções:
6. A verificação final
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com responsabilidades na Gestão Ambiental de indústrias e Engenharia Industrial.
FORMADOR
Miguel Lopes
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Master of Science in Sound & Vibration Studies pelo Institute of Sound & Vibration Research Universidade de Southampton, UK. MBA Executico pela Escola de Gestão do Porto.
Sócio-Gerente da empresa Absorsor Indústria – Acústica, Vibração e Ambiente, Lda.
Membro Especialista em Engenharia Acústica da Ordem dos Engenheiros.
25 anos de experiência no projeto e implementação de soluções de controlo de ruído e vibrações na Indústria, com vários projetos realizados a nível internacional (Espanha, França, UK, USA, Angola, Cabo Verde).
HORÁRIO
09h00 – 18h00
LOCAL
Porto
Umas das preocupações das empresas industriais é a adoção de medidas de controlo de ruído industrial otimizadas quer do ponto de vista técnico como também económico. Consciente desta preocupação, a COGEN Portugal promoveu uma ação de formação sobre esta temática com o objetivo de apresentar o que melhor se faz no que diz respeito ao diagnóstico e controlo do ruído industrial.
A formação sobre "Ruído Industrial: Diagnóstico e Controlo", realizada no dia 30 de Janeiro, foi enriquecida pela experiência de aprendizagem promovida pelo formador e pela partilha de experiências e casos reais, tendo sido avaliada pelos formandos em 3.9 numa escala de 1 a 4.