X

« voltar a Formação e Eventos

Data
15 outubro 2024
Local
Online / Live Stream

ENQUADRAMENTO

Tendo a versão inicial da Norma ISO 50001 sido publicada em 2011 (versão portuguesa NP EN ISO 50001:2012), seguiu-se a publicação da versão atual NP EN ISO 50001 no ano de 2019, tendo assim decorrido já mais de 12 anos de aplicação deste referencial na implementação e certificação de Sistemas de Gestão de Energia nas organizações.

Neste período, verificou-se um desenvolvimento significativo no domínio do conhecimento da Norma e do enquadramento da sua implementação, permanecendo, contudo, face à natureza específica deste referencial, alguns desafios no sentido de as organizações assegurarem através de uma implementação eficaz, as suas expetativas quanto aos resultados e ao valor acrescentado decorrente da sua utilização.

Esta formação da COGEN Portugal, mais do que abordar apenas os aspetos mais gerais associados à implementação da Norma, pretende constituir com base na experiência acumulada de variados casos da implementação de Sistemas de Gestão de Energia uma abordagem a estes desafios, que generalizadamente constituem fatores de perda de eficácia do funcionamento do Sistema de Gestão.

Será assim proporcionada uma visão estruturada e explícita dos processos de base que, sendo implementados de forma eficaz, conduzem a uma adequada compreensão das metodologias decorrentes da estrutura da Norma e por outro lado, detalhados os conceitos essenciais na determinação, monitorização e concretização da melhoria do desempenho energético.

OBJETIVOS

  • Identificar as funções do Sistema de Gestão e vantagens decorrentes da sua implementação.
  • Determinar o desempenho na utilização da energia e avaliar os resultados das ações de melhoria.

PROGRAMA

  1. Sistemas de Gestão de Energia
    • Gestão de Energia e Sistemas de Gestão de Energia
    • Norma NP EN ISO 50001:2019
    • As funções do Sistema de Gestão de Energia:
    - Suporte de gestão da estrutura de utilização de energia da organização
    - Instrumento para determinar a utilização de energia mais significativa
    - Base para identificação das oportunidades de melhoria do desempenho energético
    - Base para desenvolvimento dos planos de ação para a melhoria do desempenho
    - Suporte para integração da Gestão de Energia com a estratégia e com os processos de gestão da organização
    • Visão global do SGE como modelo de melhoria contínua.
    • Análise e desenvolvimento de casos prático
     
  2. Desempenho energético e avaliação da melhoria
    • Desempenho energético no âmbito da Norma ISO 50001
    • Medição do desempenho e das variações do desempenho:
    - Indicadores de Desempenho Energético
    - Consumos Energéticos de Referência
    - Variáveis Relevantes e Fatores Estáticos
    - Normalização
    • Planos de Ação para a Melhoria do Desempenho Energético
    - Planeamento, monitorização e avaliação da eficácia
    • Análise e desenvolvimento de casos práticos

PÚBLICO-ALVO

  • Gestores de Energia, Consultores Energéticos, Diretores Técnicos, Gestores de Ambiente, Responsáveis de Manutenção, Responsáveis de Sistemas de Gestão Integrada.

FORMADOR

Américo Rebelo

Engenheiro Civil; Perito Qualificado no Sistema Nacional de Certificação Energética (SCE/ADENE); Lead Tutor EnMS/ISO 50001:2018 pelo IRCA - International Register of Certificated Auditors; Auditor Coordenador da SGS Portugal para os referenciais ISO 50001 (Gestão de Energia); ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Ambiente), ISO 45001 (SST); Vogal da Comissão Técnica CT-184 Sistemas de Gestão de Energia; Vogal da Comissão Técnica CT-224 Cidades e Comunidades Sustentáveis (Gestão do Desenvolvimento Urbano Sustentável); Mestre em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade Técnica de Lisboa; Profissional certificado em Medição e Verificação (IPMVP - International Performance Measurement and Verification Protocol EVO/ADENE).

HORÁRIO

09h00 – 18h00

 

  • “Experiência do formador e vários exemplos práticos.” Técnico Superior de Ambiente e Segurança, Super Bock Group
     
  • “A componente mais prática da exposição.” Qualidade - Unidades de Negócio, Cepsa
     
  • “Nível de conhecimento do Formador.” Diretor, Ducinaltum
     
  • “Correlação e variáveis relevantes.” Consultor Energia, A. Ramalhão
     
  • “Os exemplos.”
     
  • “O tema e a capacidade de comunicação do formador.” Services Supervisor, Capwatt
     
  • “O facto de ser uma formação com número crescendo de participantes, tendo em consideração a necessidade e importância na obtenção da certificação. É importante que as pessoas envolvidas nos assuntos relacionados com a energia tenham a abertura e o interesse em ser críticos na aplicação desta forma, com o intuito de identificar os processos de melhoria contínua no que toca a todas as
    formas de energia.” Técnico Superior de Energia, Bondalti

No dia 15 de outubro, a COGEN Portugal realizou a formação "Sistemas de Gestão de Energia (ISO 50001): Estratégias para a Melhoria do Desempenho Energético e Redução de Custos", que registou uma taxa de satisfação de 95% entre os participantes.

A formação teve como objetivos capacitar os formandos para identificar as funções essenciais do Sistema de Gestão de Energia e as vantagens da sua implementação, bem como para avaliar o desempenho energético e os resultados de ações de melhoria. Os participantes destacaram a experiência do formador e a abordagem prática dos conteúdos, que proporcionaram uma experiência de aprendizagem enriquecedora.