X

« voltar a Formação e Eventos

Data
27 novembro 2025 - 28 novembro 2025
Local
Online / Live Stream

ENQUADRAMENTO

A Norma ISO 50001:2019 é um referencial internacional que permite às organizações implementar Sistemas de Gestão de Energia (SGE) para gerir e melhorar o desempenho energético de forma estruturada e sustentável. A gestão eficiente de energia é cada vez mais essencial para a competitividade das empresas, permitindo otimizar consumos, reduzir custos e contribuir para a mitigação das alterações climáticas.

Esta Norma mantém-se desde 2011 como o referencial que representa o maior número de certificações logo a seguir à Norma ISO 9001, constituindo assim um tema de interesse muito significativo nos domínios da racionalização dos consumos de energia e numa perspetiva mais alargada, da sustentabilidade.

Esta formação da COGEN Portugal foi concebida para profissionais que estão a iniciar a implementação de sistemas de gestão de energia e pretendem compreender os conceitos e requisitos fundamentais desta norma. Com uma abordagem prática e estruturada, o curso orienta os participantes na compreensão dos elementos essenciais do SGE e no desenvolvimento das competências necessárias para implementar um sistema eficaz e alinhado com as melhores práticas.

OBJETIVOS

  • Identificar os conceitos, elementos estruturantes e requisitos essenciais da Norma ISO 50001, assegurando a sua aplicação na implementação eficaz de um Sistema de Gestão de Energia.
  •  Entender e aplicar as metodologias essenciais do SGE, associadas à determinação e reporte do desempenho energético.

PROGRAMA

  1. Introdução
  2. Gestão de Energia e Sistemas de Gestão de Energia
  3. A Norma NP EN ISO 50001:2019
    - Enquadramento e compatibilidade com outros referenciais
    - Elementos estruturantes
    - Conceitos essenciais e terminologia
  4. Requisitos essenciais da Norma ISO 50001
  5. Planeamento estratégico e planeamento operacional do SGE
  6. Desempenho Energético: Indicadores e referenciais
  7. Medição e Monitorização
  8. Operacionalização do Sistema de Gestão de Energia
  9. A melhoria contínua como processo do SGE

PÚBLICO-ALVO

  • Profissionais que estão a iniciar o processo de implementação do SGE de acordo com a ISO 50001.
  • Gestores de Energia, Consultores Energéticos, Diretores Técnicos, Gestores de Ambiente, Responsáveis de Manutenção, Responsáveis de Sistemas de Gestão Integrada.

FORMADOR

Américo Rebelo

Engenheiro Civil; Mestre em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade Técnica de Lisboa; Perito Qualificado no Sistema Nacional de Certificação Energética (SCE/ADENE); Profissional certificado em Medição e Verificação (IPMVP - International Performance Measurement and Verification Protocol EVO/ADENE); Lead Tutor EnMS/ISO 50001:2018 pelo IRCA - International Register of Certificated Auditors; Auditor Coordenador da SGS Portugal para os referenciais ISO 50001 (Gestão de Energia); ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Ambiente), ISO 45001 (SST); Vogal da Comissão Técnica CT-184 Sistemas de Gestão de Energia; Vogal da Comissão Técnica CT-224 Cidades e Comunidades Sustentáveis (Gestão do Desenvolvimento Urbano Sustentável).

HORÁRIO

27 Novembro: 09h00 – 13h00
28 Novembro: 09h00 – 13h00

 

  • “Os casos práticos expostos que ajudam à compreensão da componente teórica.” Responsável de Produção, Amorim Cork
     
  • “Clareza na apresentação.” Corporate EnergyManager, Sonae Arauco
     
  • “Disponibilidade para aprofundar tecnicamente casos específicos.” EnergySpecialist, Bondalti
     
  • “Conhecimento e experiência do formador. Exemplos concretos.” EnergySolutionsSpecialist, Galp Energia

Nos dias 27 e 28 de novembro de 2025, decorreu a formação “Sistemas de Gestão de Energia (ISO 50001)” dedicada à introdução à Norma ISO 50001, aos seus princípios gerais e à implementação de Sistemas de Gestão de Energia, tendo registado uma taxa de satisfação de 98%.

A ação teve como objetivo capacitar os participantes para identificar os conceitos, elementos estruturantes e requisitos essenciais da Norma ISO 50001, assegurando a sua correta aplicação na implementação eficaz de um Sistema de Gestão de Energia. Foram também abordadas as metodologias essenciais do SGE, associadas à determinação, monitorização e reporte do desempenho energético.

O feedback recolhido destacou a clareza na apresentação dos conteúdos, a relevância dos casos práticos para a consolidação da componente teórica e a disponibilidade para aprofundar tecnicamente situações específicas, bem como o conhecimento e experiência do formador, suportados por exemplos concretos e aplicáveis à realidade das organizações.