X

« voltar a Formação e Eventos

Data
8 outubro 2024
Local
Presencial

ENQUADRAMENTO

A termografia é uma técnica de diagnóstico não invasiva que permite a visualização e medição de padrões de temperatura na superfície de objetos e equipamentos. Ao identificar anomalias térmicas, é possível antecipar várias falhas mecânicas e elétricas que podem ser solucionadas antes de uma paragem inesperada, permitindo assim a redução de custos.
Esta formação da COGEN Portugal foi desenvolvida para proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente das práticas e aplicações da termografia na manutenção de equipamentos, destacando os princípios fundamentais, a preparação do equipamento e a análise de imagens termográficas.

OBJETIVOS

  • Identificar situações e condições específicas que requerem o uso da termografia para diagnóstico e manutenção preventiva de equipamentos;
  • Interpretar e avaliar uma termografia ou relatório termográfico.

PROGRAMA

  1. Termografia aplicada à manutenção
    • O que é a Termografia e áreas de aplicação
    • Temperatura
    • Emissividade dos materiais
    • Temperatura refletida
  2. Preparação de uma câmara termográfica para realização de uma medição termográfica
    •Sensibilidade Térmica
    • Escala de Temperatura
    • Palete de cores
    • Resolução
    • Focagem
    • Ângulos
  3. Visualização e análise de termografias a diferentes
    componentes / equipamentos:
    • Interpretação da imagem termográfica
    • Utilização do software

PÚBLICO-ALVO

  • Responsáveis pela Manutenção e Técnicos de Produção.

FORMADOR

Manuel João Guedes Pinto

Licenciatura em Engenharia da Qualidade e Engenheiro Técnico de Eletrotecnia. Experiência superior a 30 anos como formador em contexto industrial nas áreas: Manutenção de Instalações Elétricas em Contexto Industrial; Inspeção Termográfica; Eletricidade Básica; Eletricidade Avançada; Eletricidade Industrial; Redes Elétricas; Prevenção do Risco Elétrico; Manobras em PT e PS em Equipamentos Isolados a SF6; Manobras em PT; Conservação de Transformadores. Experiência Técnica como Responsável de Engenharia e Controlo de Processo em contexto industrial.

HORÁRIO

09h00 – 18h00

LOCAL

Porto

  • "Organização. Interação com o grupo.” Chefe Equipa, ENGIE
     
  • “Disponibilidade e conhecimento do formador.” Técnico Superior de Manutenção, Papel do Prado
     
  • “Preencher lacunas face ao conhecimento que tinha.” Engenharia, Monteiro Ribas
     
  • “O que mais valorizei foi o conhecimento que adquiri na utilização da câmara termográfica.” Eletricista, ENGIE
     
  • “A informação sobre o tema da formação, que será muito útil na aplicação ao trabalho.” Técnico Especializado AVAC, ENGIE

No dia 8 de outubro de 2024, a COGEN Portugal realizou a formação "Termografia Aplicada à Manutenção: Princípios, Técnicas e Análise", que registou uma taxa de satisfação de 95%. Os participantes realçaram a elevada qualidade dos conteúdos e a excelente interação com o formador, fatores que contribuíram para uma experiência formativa muito positiva.

O objetivo da formação foi capacitar os participantes com uma compreensão abrangente das práticas e aplicações da termografia na manutenção de equipamentos, destacando os princípios fundamentais, a preparação do equipamento e a análise de imagens termográficas.